DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/6006
Titel: As tecnologias aplicadas no processo de ensino-aprendizagem na Escola Estadual João Ferreira no 2º Ano do Ensino Médio em Tefé-AM
Sonstige Titel: Technologies Applied in the Teaching-Learning Process at the João Ferreira State School in the 2nd Year of High School in Tefé-AM
Autor(en): Araújo, Franciney Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Monteiro, Rosineide Rodrigues
Stichwörter: Tecnologias;technologies;Inclusão digital;digital inclusion;Qualificação dos docentes;teacher qualifications
Erscheinungsdatum: 28-Jun-2024
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: ARAÚJO, Franciney Oliveira. As tecnologias aplicadas no processo de ensino-aprendizagem na Escola Estadual João Ferreira no 2º ano do Ensino Médio em Tefé -AM, 2024. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa). Universidade do Estado do Amazonas, Tefé, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo aborda sobre a temática As tecnologias Aplicadas no Processo de Ensino Aprendizagem em uma escola localizada em Tefé-AM cujo embasamento é constituído por tópicos contextualizando o Desenvolvimento da Tecnologia na Educação, bem como os Desafios Enfrentados na Escola Pela Inclusão Digital, assim como a Qualificação dos Docentes Para a Demanda da Inclusão Digital. Diante desse contexto e com embasamento na produção de autores o referencial teórico alicerçou-se em Souza; Moita; Carvalho, (2011), Ferreira (2014), Bergmann e Sams (2019), Stinghen (2016), Moran (2005), Saviani (2008), Dias; Cavalcante, (2016) em que se ressaltou a importância das tecnologias no processo de aprendizagem na escola e seus desafios pela implantação dessas ferramentas. Além disso, verifica e identifica a importância e os benefícios da utilização das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Ademais, a metodologia foi norteada por Prestes (2019), Lakatos e Marconi (2017), Figueiredo (2009) para embasar a pesquisa de campo, o método fenomenológico e a abordagem qualitativa. As técnicas da pesquisa foram a observação, a oficina e o questionário misto aplicado aos 07 alunos que serviram de amostra. Os resultados obtidos indicam que o uso das tecnologias em sala de aula contribuiu para fortalecer a aprendizagem dos discentes e desenvolver uma nova metodologia de ensinamento. Desse modo, a pesquisa serviu para mostrar a importância e sucesso na utilização das tecnologias para um bom desenvolvimento e melhoria da qualidade do ensino.
Zusammenfassung: This article addresses the topic of Technologies Applied in the Teaching-Learning Process in a school located in Tefé-AM whose basis is made up of topics contextualizing the Development of Technology in Education, as well as the Challenges Faced in the School for Digital Inclusion, as well as the Qualification of Teachers for the Demand for Digital Inclusion. Given this context and based on the production of authors, the theoretical framework was based on Souza (2011), Ferreira (2014), Bergmann and Sams (2019), Stinghen (2016), Moran (2005), Saviani (2003), Dias; Cavalcante, (2016) in which the importance of technologies in the learning process at school and the challenges involved in implementing these tools were highlighted. Furthermore, it verifies and identifies the importance and benefits of using new technologies in the teaching and learning process. Furthermore, the methodology was guided by Prestes (2019), Lakatos and Marconi (2017), Figueiredo (2009) to support field research, the phenomenological method and the qualitative approach. The research techniques were observation, the workshop and the mixed questionnaire applied to the 07 students who served as a sample. The results obtained indicate that the use of technologies in the classroom contributed to strengthening student learning and developing a new teaching methodology. In this way, the research served to show the importance and success in using technologies for good development and improving the quality of teaching
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/6006
Enthalten in den Sammlungen:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.