DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/6006
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Franciney Oliveira-
dc.date.available2024-09-26-
dc.date.available2024-10-03T13:15:28Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationARAÚJO, Franciney Oliveira. As tecnologias aplicadas no processo de ensino-aprendizagem na Escola Estadual João Ferreira no 2º ano do Ensino Médio em Tefé -AM, 2024. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa). Universidade do Estado do Amazonas, Tefé, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/6006-
dc.description.abstractThis article addresses the topic of Technologies Applied in the Teaching-Learning Process in a school located in Tefé-AM whose basis is made up of topics contextualizing the Development of Technology in Education, as well as the Challenges Faced in the School for Digital Inclusion, as well as the Qualification of Teachers for the Demand for Digital Inclusion. Given this context and based on the production of authors, the theoretical framework was based on Souza (2011), Ferreira (2014), Bergmann and Sams (2019), Stinghen (2016), Moran (2005), Saviani (2003), Dias; Cavalcante, (2016) in which the importance of technologies in the learning process at school and the challenges involved in implementing these tools were highlighted. Furthermore, it verifies and identifies the importance and benefits of using new technologies in the teaching and learning process. Furthermore, the methodology was guided by Prestes (2019), Lakatos and Marconi (2017), Figueiredo (2009) to support field research, the phenomenological method and the qualitative approach. The research techniques were observation, the workshop and the mixed questionnaire applied to the 07 students who served as a sample. The results obtained indicate that the use of technologies in the classroom contributed to strengthening student learning and developing a new teaching methodology. In this way, the research served to show the importance and success in using technologies for good development and improving the quality of teachingpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjecttechnologiespt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectdigital inclusionpt_BR
dc.subjectQualificação dos docentespt_BR
dc.subjectteacher qualificationspt_BR
dc.titleAs tecnologias aplicadas no processo de ensino-aprendizagem na Escola Estadual João Ferreira no 2º Ano do Ensino Médio em Tefé-AMpt_BR
dc.title.alternativeTechnologies Applied in the Teaching-Learning Process at the João Ferreira State School in the 2nd Year of High School in Tefé-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-10-03T13:15:28Z-
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosineide Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4151776187258374pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Rosineide Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4151776187258374pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Jussara Maria Oliveira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1977211506166484pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Teresinha de Jesus de Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9201296495966758pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo aborda sobre a temática As tecnologias Aplicadas no Processo de Ensino Aprendizagem em uma escola localizada em Tefé-AM cujo embasamento é constituído por tópicos contextualizando o Desenvolvimento da Tecnologia na Educação, bem como os Desafios Enfrentados na Escola Pela Inclusão Digital, assim como a Qualificação dos Docentes Para a Demanda da Inclusão Digital. Diante desse contexto e com embasamento na produção de autores o referencial teórico alicerçou-se em Souza; Moita; Carvalho, (2011), Ferreira (2014), Bergmann e Sams (2019), Stinghen (2016), Moran (2005), Saviani (2008), Dias; Cavalcante, (2016) em que se ressaltou a importância das tecnologias no processo de aprendizagem na escola e seus desafios pela implantação dessas ferramentas. Além disso, verifica e identifica a importância e os benefícios da utilização das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Ademais, a metodologia foi norteada por Prestes (2019), Lakatos e Marconi (2017), Figueiredo (2009) para embasar a pesquisa de campo, o método fenomenológico e a abordagem qualitativa. As técnicas da pesquisa foram a observação, a oficina e o questionário misto aplicado aos 07 alunos que serviram de amostra. Os resultados obtidos indicam que o uso das tecnologias em sala de aula contribuiu para fortalecer a aprendizagem dos discentes e desenvolver uma nova metodologia de ensinamento. Desse modo, a pesquisa serviu para mostrar a importância e sucesso na utilização das tecnologias para um bom desenvolvimento e melhoria da qualidade do ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAIRES, Luísa; AZEVEDO, José; GASPAR, Ivone e Teixeira, Antônio Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Identidades no Ensino Superior Projecto @prende.com © 2007. ALMEIDA, M, E. B. Tecnologias digitais na educação: o futuro é hoje. In. ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 5, 2007. Disponível em: http://etic2008.files.wordpress.com/2008/11/pucspmariaelizabeth.pdf. Acesso em: 21 abril 2024. ANTUNES, Celso, Educar em um mundo interconectado: um livro para pais e professores. Petrópolis. RJ: Vozes, 2016. BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de Aula Invertida: Uma metodologia ativa na aprendizagem. (A.C. Serra, trad.) Rio de Janeiro: LTC. (2012). CASTELLS, M. A galáxia da internet: Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2003. DIAS, G. A; CAVALCANTI, R. de. A. As tecnologias da informação e suas implicações para a educação escolar: uma conexão em sala de aula. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 1, ed. especial, p. 160-167, 2016. FERREIRA, J. de L.; CORRÊA, B, L. de P.G.; TORRES, P. L. O uso pedagógico da rede social Facebook. In: TORRES, P. L.; WAGNER, P. R. (Org). Redes Sociais e Educação: desafios contemporâneos / comunidade virtual de aprendizagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. 1CDROM. FERREIRA, M. J. M. A. Novas tecnologias na sala de aula. 2014. 121 páginas. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares). Universidade Estadual da Paraíba. FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida de. Método e metodologia na pesquisa cientifica. - 3. ed. – São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2008. https://ieducacao.ceie-br.org/ava/. acessado em 22 de abril de 2024. KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 1. ed. Campinas: Papirus, 2007. 46 Educação a Distância, Batatais, v. 3, n . 1, p . 25-48, j a n . / d e z . 2013. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 9. ed. Campinas: Papirus, 2010. MARCHESI, A. A prática das escolas inclusivas. In: COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. (org.). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. -8. ed. São Paulo: Atlas, 2017. MORAN, J. M. As múltiplas formas de aprender. Revista atividades & experiências, São Paulo, jul 2005. Disponível: em:<http://ucbweb.castelobranco.br/webcaf/arquivos/23855/6910/positivo.pdf>.Acesso em: 13 maio. 2022. 25 MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. (Livro eletrônico). - Campinas, SP. Papirus, 2013- (Coleção Papirus Educação) 2.702Kb; PDF MOREIRA, D. A. O Método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon - NCB University Press, Vol. 9 No. 5, October 2001. Disponível em: <http://www. albertomattiacci.it/docs/did/Digital_Natives_Digital_Immigrants.pdf>. Acesso em: 02 ferv. 2024. [ Links ] PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. 6. ed. São Paulo: Rêspel, 2019. REALI, ALINE, MIZUKAMI, MARIA G. Formação de professores, práticas pedagógicas e escola – São Carlos: EdUFSCar, 2010. SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. STINGHEN, Regiane Santos. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: Dificuldades Encontradas Para Utilizá-La No Ambiente Escolar Universidade Federal De Santa Catarina Curso De Especialização Educação Na Cultura Digital, Florianópolis, SC – 2016. SOUSA, R. P. ; MOITA, FMCSC., and CARVALHO, ABG., orgs. Tecnologias digitais na educação[online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276 p. ISBN 978-85-7879-124-7. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>. Terra, Ernani, Praticas de leitura e escrita. – São Paulo: Saraiva Educação, 2019.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.