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http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/723
Title: | Educação inclusiva: importância e dificuldades dos cuidadores no processo de desenvolvimento cognitivo das crianças com deficiência em Tabatinga – AM |
Other Titles: | Inclusive education: importance and difficulties of caregivers in the process of cognitive development of children with disabilities in Tabatinga - AM |
Authors: | Bezerra, Cleudinete Gomes |
Keywords: | Educação Especial;Educação Inclusiva;Cuidador - Dificuldades |
Issue Date: | 14-Nov-2017 |
Publisher: | Universidade do Estado do Amazonas |
Abstract: | La inclusión del niño con discapacidad en las instituciones escolares ha causado cierta preocupación a los educadores y con ello, muchas investigaciones y proyectos se desarrollan con la finalidad de proporcionar al niño el derecho a la educación escolar. El camino trillado está marcado por desafíos que involucran al profesor y al niño. Para amenizar esas dificultades y ofrecer un ambiente propicio al aprendizaje, algunas políticas públicas se implementan, incluso, el derecho de la presencia de un cuidador. Por lo tanto, la temática Educación Inclusiva: importancia y dificultades de los cuidadores en el proceso de desarrollo escolar de los niños con discapacidad en Tabatinga - AM fue desarrollada a través del objetivo de investigar, evidenciar y caracterizar los elementos que componen la profesión de cuidador y conocer la legislación pertinente a Esta profesión. Además de conocer las patologías más comunes que las escuelas reciben y se convierte en responsabilidad del cuidador. La metodología utilizada, fue un estudio de caso con enfoque cualitativo. La recolección de los datos se dio a través de una entrevista realizada con profesoras de la Sra. José Carlos Mestrinho y una madre. Se concluyó con ese trabajo la necesidad de la inclusión de ese profesional en las aulas como facilitador y mediador del proceso educativo junto con el profesor regente para el desarrollo del aprendizaje de alumnos que necesite su ayuda en las actividades diarias en el aula. |
Description: | A inclusão da criança com deficiência nas instituições escolares tem causado certa preocupação aos educadores e com isso, muitas pesquisa e projetos são desenvolvidos com a finalidade de proporcionar a criança o direito a educação escolar. O caminho trilhado é marcado por desafios que envolvem o professor e a criança. Para amenizar essas dificuldades e oferecer um ambiente propicio a aprendizagem, algumas políticas públicas são implementadas, inclusive, o direito da presença de um cuidador. Portanto, a temática Educação Inclusiva: importância e dificuldades dos cuidadores no processo de desenvolvimento escolar das crianças com deficiência em Tabatinga – AM foi desenvolvida mediante o objetivo de pesquisar, evidenciar e caracterizar os elementos que compõem a profissão de cuidador e conhecer a legislação pertinente a essa profissão. Além de conhecer as patologias mais comuns que a escolas recebe e torna-se responsabilidade do cuidador. A metodologia utilizada, foi um estudo de caso com enfoque qualitativo. A coleta dos dados se deu através de uma entrevista realizada com professoras da E. M. José Carlos Mestrinho e uma mãe. Concluiu-se com esse trabalho a necessidade da inclusão desse profissional nas salas de aulas como facilitador e mediador do processo educativo juntamente com o professor regente para o desenvolvimento da aprendizagem de discentes que necessite da sua ajuda nas atividades diárias em sala de aula. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/723 |
Appears in Collections: | CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação |
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Educação inclusiva importância e dificuldades dos cuidadores no processo de desenvolvimento cognitivo das crianças com deficiência em Tabatinga – AM.pdf | 487,25 kB | Adobe PDF | View/Open |
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