Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/723
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bezerra, Cleudinete Gomes | - |
dc.date.available | 2017-11-14T17:49:12Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-14 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/723 | - |
dc.description | A inclusão da criança com deficiência nas instituições escolares tem causado certa preocupação aos educadores e com isso, muitas pesquisa e projetos são desenvolvidos com a finalidade de proporcionar a criança o direito a educação escolar. O caminho trilhado é marcado por desafios que envolvem o professor e a criança. Para amenizar essas dificuldades e oferecer um ambiente propicio a aprendizagem, algumas políticas públicas são implementadas, inclusive, o direito da presença de um cuidador. Portanto, a temática Educação Inclusiva: importância e dificuldades dos cuidadores no processo de desenvolvimento escolar das crianças com deficiência em Tabatinga – AM foi desenvolvida mediante o objetivo de pesquisar, evidenciar e caracterizar os elementos que compõem a profissão de cuidador e conhecer a legislação pertinente a essa profissão. Além de conhecer as patologias mais comuns que a escolas recebe e torna-se responsabilidade do cuidador. A metodologia utilizada, foi um estudo de caso com enfoque qualitativo. A coleta dos dados se deu através de uma entrevista realizada com professoras da E. M. José Carlos Mestrinho e uma mãe. Concluiu-se com esse trabalho a necessidade da inclusão desse profissional nas salas de aulas como facilitador e mediador do processo educativo juntamente com o professor regente para o desenvolvimento da aprendizagem de discentes que necessite da sua ajuda nas atividades diárias em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.abstract | La inclusión del niño con discapacidad en las instituciones escolares ha causado cierta preocupación a los educadores y con ello, muchas investigaciones y proyectos se desarrollan con la finalidad de proporcionar al niño el derecho a la educación escolar. El camino trillado está marcado por desafíos que involucran al profesor y al niño. Para amenizar esas dificultades y ofrecer un ambiente propicio al aprendizaje, algunas políticas públicas se implementan, incluso, el derecho de la presencia de un cuidador. Por lo tanto, la temática Educación Inclusiva: importancia y dificultades de los cuidadores en el proceso de desarrollo escolar de los niños con discapacidad en Tabatinga - AM fue desarrollada a través del objetivo de investigar, evidenciar y caracterizar los elementos que componen la profesión de cuidador y conocer la legislación pertinente a Esta profesión. Además de conocer las patologías más comunes que las escuelas reciben y se convierte en responsabilidad del cuidador. La metodología utilizada, fue un estudio de caso con enfoque cualitativo. La recolección de los datos se dio a través de una entrevista realizada con profesoras de la Sra. José Carlos Mestrinho y una madre. Se concluyó con ese trabajo la necesidad de la inclusión de ese profesional en las aulas como facilitador y mediador del proceso educativo junto con el profesor regente para el desarrollo del aprendizaje de alumnos que necesite su ayuda en las actividades diarias en el aula. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Cuidador - Dificuldades | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva: importância e dificuldades dos cuidadores no processo de desenvolvimento cognitivo das crianças com deficiência em Tabatinga – AM | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusive education: importance and difficulties of caregivers in the process of cognitive development of children with disabilities in Tabatinga - AM | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-11-14T17:49:12Z | - |
Aparece nas coleções: | CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação inclusiva importância e dificuldades dos cuidadores no processo de desenvolvimento cognitivo das crianças com deficiência em Tabatinga – AM.pdf | 487,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons