DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5882
Title: A utilização de jogos no ensino de geografia
Other Titles: The use of games in geography teaching
Authors: Leca, Felipe Arcanjo
metadata.dc.contributor.advisor1: Mafra, Marcela Vieira Pereira
Keywords: Ensino de geografia;Rios da Amazônia;Jogos de aprendizagem;Geography teaching;Amazon rivers;Learning games
Issue Date: 6-Feb-2024
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: LECA, Felipe Arcanjo. A utilização de jogos no ensino de geografia. 2024. 49 f. TCC (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Este é um trabalho de conclusão de curso que tem como temática o uso de jogos no ensino de Geografia, trabalhando o tema Bacia Hidrográfica da Amazônia. Os objetivos foram: Discutir a utilização de jogos no processo de ensino e de aprendizagem e sua importância no ensino de Geografia; construir jogos que abordem os principais rios e fenômenos hidrológicos da Amazônia; avaliar a viabilidade dos jogos construídos sobre a bacia hidrográfica da Amazônia nas aulas de Geografia. A metodologia é qualiquantitativa, de caráter descritivo. Os resultados mostram a viabilidade do uso do jogo construído como recurso didático nas aulas de Geografia, pois os jogos despertaram o interesse de alunos e professores pela temática, suscitou dúvidas e questionamentos, oportunizou o uso de conhecimentos construídos em aulas anteriores e favoreceu a revisão do conteúdo de maneira lúdica. Palavras-chaves: Ensino de Geografia; Rios da Amazônia; Jogos de aprendizagem.
Abstract: This is a final project whose theme is the use of games in teaching Geography, working on the theme of the Amazon River Hydrographic Basin. The objectives were: Discuss the use of games in the teaching and learning process and their importance in teaching Geography; build games that address the main rivers and hydrological characteristics in the Amazon; evaluate the viability of games built on the Amazon river basin in Geography classes. The methodology is qualitative and descriptive. The results show the feasibility of using the game constructed as a teaching resource in Geography classes, as the games aroused the interest of students and teachers in the subject, raised doubts and questions, provided opportunities for the use of knowledge constructed in previous classes and favored the revision of the content in a playful way. Keywords: Geography teaching; Amazon Rivers; Learning games.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5882
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A utilização de jogos no ensino de geografia.pdf1,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.