DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5882
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeca, Felipe Arcanjo-
dc.date.available2024-08-27-
dc.date.available2024-08-27T16:28:41Z-
dc.date.issued2024-02-06-
dc.identifier.citationLECA, Felipe Arcanjo. A utilização de jogos no ensino de geografia. 2024. 49 f. TCC (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5882-
dc.description.abstractThis is a final project whose theme is the use of games in teaching Geography, working on the theme of the Amazon River Hydrographic Basin. The objectives were: Discuss the use of games in the teaching and learning process and their importance in teaching Geography; build games that address the main rivers and hydrological characteristics in the Amazon; evaluate the viability of games built on the Amazon river basin in Geography classes. The methodology is qualitative and descriptive. The results show the feasibility of using the game constructed as a teaching resource in Geography classes, as the games aroused the interest of students and teachers in the subject, raised doubts and questions, provided opportunities for the use of knowledge constructed in previous classes and favored the revision of the content in a playful way. Keywords: Geography teaching; Amazon Rivers; Learning games.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectRios da Amazôniapt_BR
dc.subjectJogos de aprendizagempt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectAmazon riverspt_BR
dc.subjectLearning gamespt_BR
dc.titleA utilização de jogos no ensino de geografiapt_BR
dc.title.alternativeThe use of games in geography teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-27T16:28:41Z-
dc.contributor.advisor1Mafra, Marcela Vieira Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6513921362135289pt_BR
dc.contributor.referee1Fortes, Mircia Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4896746518476681pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Danielle Mariam Araujo dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8179689636484146pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3487170504814642pt_BR
dc.description.resumoEste é um trabalho de conclusão de curso que tem como temática o uso de jogos no ensino de Geografia, trabalhando o tema Bacia Hidrográfica da Amazônia. Os objetivos foram: Discutir a utilização de jogos no processo de ensino e de aprendizagem e sua importância no ensino de Geografia; construir jogos que abordem os principais rios e fenômenos hidrológicos da Amazônia; avaliar a viabilidade dos jogos construídos sobre a bacia hidrográfica da Amazônia nas aulas de Geografia. A metodologia é qualiquantitativa, de caráter descritivo. Os resultados mostram a viabilidade do uso do jogo construído como recurso didático nas aulas de Geografia, pois os jogos despertaram o interesse de alunos e professores pela temática, suscitou dúvidas e questionamentos, oportunizou o uso de conhecimentos construídos em aulas anteriores e favoreceu a revisão do conteúdo de maneira lúdica. Palavras-chaves: Ensino de Geografia; Rios da Amazônia; Jogos de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAIANE FLORENTINO, R. Jogo Da Memória Sobre Mapas Temáticos–Uma Forma Divertida De Aprender Geografia. Revista Brasileira de Cartografia, n. 69/9, p. 1769- 1781, 2017. BARTLE, Richard. Hearts, clubs, diamonds, spades: Players who suit MUDs. Journal of MUD research, v. 1, n. 1, p. 19, 1996. BERBEL, N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Seminário: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. BITTENCOURT, Sheisa et al. Jogos Digitais Na Aprendizagem Criativa: A Criação De Um Jogo Sobre Energia Sustentável Com Foco Na Diversidade Cultural. Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs (SIEPEX), v. 1, n. 10, 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. BREDA, Thiara Vichiato. Jogando com a geografia: possibilidades para um ensino divertido. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. 55-63, 2018. BREDA, Thiara Vichiato. Jogos geográficos na sala de aula. Appris Editora e Livraria Eireli-ME, 2018. BREDA, Thiara Vichiato; PICANÇO, Jefferson. O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar. Encontro de Geógrafos da America Latina, v. 14, p. 1-19, 2013. CANTO, Alisson Reis; ZACARIAS, Marcelo Augusto. Utilização do jogo Super Trunfo Árvores Brasileiras como instrumento facilitador no ensino dos biomas brasileiros. Ciências & Cognição, v. 14, n. 1, p. 144-153, 2009. CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; VILHENA, Jerusa. Ensino de geografia. 2010. CASTELLAR, Sonia. Mudança na prática docente: a aprendizagem em espaços nãoformais. Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio, v. 2, p. 69-92, 2011. CAVALCANTI, Diogo Esmeraldo. A Construção De Jogos E A Aprendizagem No Curso De Psicologia. Revista Olhares, v. 1, n. 11, p. 145-150, 2021. CONSENZA, Ramon M.; GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, p. 27-39, 2011. DE CREMO, Camila Alves et al. Geografia e ensino: dimensões teóricas e práticas, Cap2. HENRIQUE, Márcio Couto; MORAIS, Laura Trindade de. Estradas líquidas, comércio sólido: índios e regatões na Amazônia (século XIX). Revista de História (São Paulo), p. 49-82, 2014. HUIZINGA, J. (2008). Homo ludens O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Editora Perspectiva. IBGE: https://www.ibge.gov.br/geociencias/informacoes-sobre-posicionamentogeodesico/servicos-para-posicionamento-geodesico/31283-hgeohnor2020- modeloconversaoaltitudesgeometricasgnss-datumverticalsgb.html?=&t=processar-osdados. Acessado em 23 de julho de 2023. MACEDO, Joana et al. Controvérsias entre a Amazônia rural e a conservação: um estudo sobre a Rede Sociotécnica de ribeirinhos e onças nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã no Amazonas. Anuário Antropológico, v. 41, n. 1, p. 99-121, 2016. MAFRA, Marcela Vieira Pereira. Elementos físicos-naturais da Amazônia no ensino de geografia: percepção de alunos e professores da cidade de Manaus, AM. 2019. Tese de Doutorado. [sn]. MAFRA, Marcela Vieira Pereira; DOS SANTOS, Danielle Mariam Araújo. Estágio Supervisionado em Geografia: desafios e dificuldades para professores e alunos. NOGUEIRA, Valdir; CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Educação geográfica e formação da consciência espacial-cidadã: contribuições dos princípios geográficos. Boletim de Geografia, p. 25-37, 2009. OLIVEIRA, T. P. de; LOPES, C. S. O uso de jogos por professores de Geografia na Educação Básica. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 13, n. 3, p. 66–83, 2019. DOI: OLIVEIRA, Tais Pires; LOPES, Claudivan Sanches. “Acertando As Horas”: Jogo Cartográfico Como Recurso Didático Geográfico No Ensino De Fusos Horários. Revista Tamoios, v. 12, n. 2, 2016. PASSINI, Elza Yasuko. Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007. PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação, n. 3 ed., p. 1-227, 2004. PINHEIRO, I.A.; SANTOS, V.S.; RIBEIRO FILHO, F. G. Brincar de Geografia: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Equador, v. 2, n. 2, p. 25-41, 2013. PLATAFORMA GOOGLE EARTH: https://earth.google.com/web/search/rio+amazonas/@-3.15518302,- 60.00382325,31.6862713a,67683.50897337d,35y,- 0h,0t,0r/data=CigiJgokCYoKmrUw4_I_EXtX5MDvcMA_GfwDp9GrEjAIblntJ_nxknA. Acessado em 18 de julho de 2023. SANTOS, Getisêmani Kundsen Menezes et al. Estágio Supervisionado Em Geografia: Desafios E Dificuldades Para Professores E Alunos. Geografia: Contextualizando A Educação E A Prática Pedagógica, v. 1, n. 1, p. 74-89, 2022. SARMIENTO, Nádia Cristine de Castro. Jogos cartográficos como recurso didático em sala de aula: aplicações das imagens de satélites no ensino de geografia. 2014. SAWCZUK, Márcia Inês Lorenzet; MOURA, Jeani Delgado Paschoal. Jogos pedagógicos para o ensino da geografia. Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2012. SEBER, Maria da Glória. Piaget: O diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio. São Paulo: Scipione, v. 1, 1997. SILVA, Luciana Gonçalves da. Jogos e situações-problema na construção das noções de lateralidade, referências e localização espacial. In: CASTELLAR, Sônia M. Vanzella. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São João: Contexto, 2005. p.137-156. SOLA, Fernanda. Gerenciamento integrado dos recursos hídricos compartilhados na bacia Amazônica. 2011. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. SOMMER, Jussara Alves Pinheiro. Formas lúdicas para trabalhar conceitos de orientação espacial: algumas reflexões. In: REGO, Nelson. (Org.). Um pouco do mundo cabe em nossas mãos: geografizando em educação o local e o global. Porto Alegre: UFRGS, 2003. p. 123-130. TOMAZINHO, Paulo. Didáticas Assimétricas. 1. Curitiba: Meta Aprendizagem, 2021. VERRI, Juliana Bertolino; ENDLICH, Angela. A utilização de jogos aplicados no ensino de Geografia. Revista Percurso, v. 1, n. 1, p. 65-83, 2009.pt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização de jogos no ensino de geografia.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.