Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4727
Title: | Autismo e o ensino de música: uma análise de intervenções baseadas em evidências científicas |
Other Titles: | Autism and music teaching: an analysis of interventions based on scientific evidence |
Authors: | Silva, Adriana Silva da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Caregnato, Caroline |
Keywords: | Música;Autismo;Inclusão;Intervenções Baseadas em Evidências Científicas |
Issue Date: | 17-Mar-2023 |
Publisher: | Universidade do Estado do Amazonas |
Citation: | SILVA, Adriana Silva da. Autismo e o ensino de música: uma análise de intervenções baseadas em evidências científicas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho teve como tema o uso de intervenções baseadas em evidências científicas na aprendizagem musical de crianças autistas, com o objetivo de descobrir se os professores utilizam métodos de ensino baseados em evidências científicas para ensinar os assuntos de música aos alunos autistas na sala de aula. No decorrer dos anos mais crianças estão podendo ter acesso ao diagnóstico de autismo, e essas crianças precisam estar incluídas nas escolas, nas salas de aula aprendendo os mesmos assuntos que as outras crianças, porém de forma adaptada. Assim, foi feita uma revisão de literatura a partir de livros, revistas e anais da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) entre os anos de 2012 e 2022. Como resultado, foi analisado um total de nove artigos a partir das intervenções baseadas em evidências científicas, em que os alunos alcançaram bons resultados, compreendendo os assuntos de música através dos métodos aplicados pelos professores. |
Abstract: | Este trabalho teve como tema o uso de intervenções baseadas em evidências científicas na aprendizagem musical de crianças autistas, com o objetivo de descobrir se os professores utilizam métodos de ensino baseados em evidências científicas para ensinar os assuntos de música aos alunos autistas na sala de aula. No decorrer dos anos mais crianças estão podendo ter acesso ao diagnóstico de autismo, e essas crianças precisam estar incluídas nas escolas, nas salas de aula aprendendo os mesmos assuntos que as outras crianças, porém de forma adaptada. Assim, foi feita uma revisão de literatura a partir de livros, revistas e anais da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) entre os anos de 2012 e 2022. Como resultado, foi analisado um total de nove artigos a partir das intervenções baseadas em evidências científicas, em que os alunos alcançaram bons resultados, compreendendo os assuntos de música através dos métodos aplicados pelos professores. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4727 |
Appears in Collections: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Autismo e o ensino de música uma análise de intervenções baseadas em evidências científicas.pdf | arquivo principal. | 898,66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.