DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4727
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Adriana Silva da-
dc.date.available2023-06-06-
dc.date.available2023-07-17T13:33:54Z-
dc.date.issued2023-03-17-
dc.identifier.citationSILVA, Adriana Silva da. Autismo e o ensino de música: uma análise de intervenções baseadas em evidências científicas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4727-
dc.description.abstractEste trabalho teve como tema o uso de intervenções baseadas em evidências científicas na aprendizagem musical de crianças autistas, com o objetivo de descobrir se os professores utilizam métodos de ensino baseados em evidências científicas para ensinar os assuntos de música aos alunos autistas na sala de aula. No decorrer dos anos mais crianças estão podendo ter acesso ao diagnóstico de autismo, e essas crianças precisam estar incluídas nas escolas, nas salas de aula aprendendo os mesmos assuntos que as outras crianças, porém de forma adaptada. Assim, foi feita uma revisão de literatura a partir de livros, revistas e anais da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) entre os anos de 2012 e 2022. Como resultado, foi analisado um total de nove artigos a partir das intervenções baseadas em evidências científicas, em que os alunos alcançaram bons resultados, compreendendo os assuntos de música através dos métodos aplicados pelos professores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectIntervenções Baseadas em Evidências Científicaspt_BR
dc.titleAutismo e o ensino de música: uma análise de intervenções baseadas em evidências científicaspt_BR
dc.title.alternativeAutism and music teaching: an analysis of interventions based on scientific evidencept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-17T13:33:54Z-
dc.contributor.advisor1Caregnato, Caroline-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9638767577242874pt_BR
dc.contributor.referee1Caregnato, Caroline-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9638767577242874pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Érika da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814703195397808pt_BR
dc.contributor.referee3Soares, Bárbara Bianca Carvalho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7147536200590014pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4408267872379726pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como tema o uso de intervenções baseadas em evidências científicas na aprendizagem musical de crianças autistas, com o objetivo de descobrir se os professores utilizam métodos de ensino baseados em evidências científicas para ensinar os assuntos de música aos alunos autistas na sala de aula. No decorrer dos anos mais crianças estão podendo ter acesso ao diagnóstico de autismo, e essas crianças precisam estar incluídas nas escolas, nas salas de aula aprendendo os mesmos assuntos que as outras crianças, porém de forma adaptada. Assim, foi feita uma revisão de literatura a partir de livros, revistas e anais da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) entre os anos de 2012 e 2022. Como resultado, foi analisado um total de nove artigos a partir das intervenções baseadas em evidências científicas, em que os alunos alcançaram bons resultados, compreendendo os assuntos de música através dos métodos aplicados pelos professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAFONSO, L. de M. Música e autismo: práticas musicais e desenvolvimento sonoro musical de uma criança autista de 5 anos. In: XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2013, Pirenópolis. Anais. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. p. 1396-1405, 2013. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2023. AFONSO, L. de M. et al. A Educação Musical no Espaço de Atendimento Multidisciplinar Autista Amigo Ruy. In: XXIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na educação musical Manaus, 2017, Manaus. Anais. Manaus: Universidade Federal do Amazonas- UFAM, 2017. p. 1-11, 2017. disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v2/papers/2234/public/2234-9094-1-PB.pdf>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2023. ASNIS, V. P.; ELIAS, N. C. Ensino de música para pessoas com Transtorno do Espectro Autistas. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2019. BARROS, I. B. do R.; FONTE, R. F. L. da. Estereotipias motoras e linguagem: aspectos multimodais da negação no autismo. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 16, n. 4, p. 745-763, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1984-639820169895>. Acesso em: 30 de janeiro de 2023. CUNHA, R. V. Interação social de um estudante com Transtorno do Espectro Autista na oficina de musicalização da Unicamp: um relato de experiência. In: XII Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical A Educação Musical Brasileira e a construção de um outro mundo: proposições e ações a partir dos 30 anos de lutas, conquistas e problematizações da ABEM, 2020. Encontro Regional, 2020. p. 1-9. Disponível em: <https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/RegSd2020/sudeste/paper/viewFile/523/424>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2023. CUNHA, R. V.; MENDES, A. do N. A. Educação musical para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): proposta de atividade musical com o auxílio de Tecnologia Assistiva. In: XXV CONGRESSO NACIONAL DA ABEM A Educação Musical Brasileira e a construção de um outro mundo: proposições e ações a partir dos 30 anos de lutas, conquistas e problematizações da ABEM, 2021. Anais, 2021. p. 1-13. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/1013/public/1013-3667-1-PB.pdf>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2023. FANTINI, R. F. S.; JOLY, I. Z. L.; ROSE, T. M. S. de. Educação musical especial: produção brasileira nos últimos 30 anos. Revista da Abem, Londrina, v. 24, n. 36. p. 36-54, 2016. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/566>. Acesso em: 08 de fevereiro de 2023. GOI, M. E. J.; LEÃO, A. F. C. Um olhar a partir da epistemologia de Larry Laudan para o ensino de ciências: a resolução de problemas em aulas de ciências. Cadernos CIMEAC, Uberaba, v. 11, n. 2, p. 174-200, 2021. Disponível em: <https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/5213/5808>. Acesso em: 26 de março de 2023. LACERDA, L. Práticas baseadas em evidência e o autismo. In: LIBERALESSO, P.; LACERDA, L. Autismo: Compreensão e Práticas Baseadas em Evidências. Curitiba: Marcos Valentin de Souza, 2020. p. 27-55. Disponível em: <https://saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/profissional-da-saude/areas-tecnicas-da-ses/curso-de-qualificacao-em-tea-para-profissionais-do-sus/autismo_-_praticas_baseadas_em_evidencias.pdf>. Acesso em: 05 de dezembro de 2022. LEFRANÇOIS, G. R. Teorias da aprendizagem. 1 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015. LOURO, V. Educação Musical, Autismo e Neurociências. 1. ed. Curitiba: Appris, 2021. MEDINA, L.; LANG, A. C. de S. Inclusão de um aluno autista em aulas de música numa escola do ensino básico da cidade de Pelotas – RS. In: XVIII Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos Santa Maria/RS, 2018. Encontro Regional, Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, 2018. p. 1-14. disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ersul/v3/papers/3127/public/3127-10769-1-PB.pdf>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2023. OLIVEIRA, G. F. de. et al. Música e Inclusão: relato de experiência em uma turma de percussão infantil. In: VII Encontro Regional Norte da ABEM “Educação Musical em Perspectiva: Tecnologia, Inovação e Inclusão”, 2012, Belém. Anais. Belém: PPGARTES/ICA/UFPA, 2012. p. 330-337. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ANAIS_VII_ABEM_REGIONAL_NORTE_BELEM_PA_2012.pdf>. Acesso em: 08 de fevereiro de 2023 PENDEZA, D.; DALLABRIDA, I. C. Educação musical e TEA: um panorama das publicações nacionais. Revista da Abem, Londrina, v. 24, n. 37. p. 98-113, 2016. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/583>. Acesso em: 08 de fevereiro de 2023. QUEIROZ, I. C. S. O autismo: aspectos gerais e um breve relato de experiência. In: XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2013, Pirenópolis. Anais. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. p. 1530-1541, 2013. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2023. SANTOS, T. A.; SAMPAIO, R.. T. Uma cantata de natal diferente: relato de experiência com um aluno autista num contexto de aula de música na escola regular. In: XXV CONGRESSO NACIONAL DA ABEM A Educação Musical Brasileira e a construção de um outro mundo: proposições e ações a partir dos 30 anos de lutas, conquistas e problematizações da ABEM, 2021. Anais, 2021. p. 1-13. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/1131/public/1131-3976-1-PB.pdf>. Acesso em: 20 de dezembro de 2022. SOARES, L. Programa de apoio pedagógico e inclusão: um estudo de caso. Revista da Abem, Londrina, v. 20, n. 27. p. 55-64, 2012. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/160>. Acesso em: 20 de dezembro de 2022. ZIMMER, P. N.; RODRIGUES, J. C.; FREITAS, A. D. de. Educação musical e transtorno do espectro autista: análise da produção em revistas brasileiras de Artes/Música Qualis A1 e seus anais de eventos regionais e nacionais (2006-2016). Revista da Abem, v. 26, n. 40, p. 149-166, 2018. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/760>. Acesso em: 20 de dezembro de 2022.pt_BR
dc.subject.cnpqArtes.pt_BR
dc.subject.cnpqMúsica.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Autismo e o ensino de música uma análise de intervenções baseadas em evidências científicas.pdfarquivo principal.898,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.