DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4727
Título: Autismo e o ensino de música: uma análise de intervenções baseadas em evidências científicas
Título(s) alternativo(s): Autism and music teaching: an analysis of interventions based on scientific evidence
Autor(es): Silva, Adriana Silva da
Orientador(es): Caregnato, Caroline
Palavras-chave: Música;Autismo;Inclusão;Intervenções Baseadas em Evidências Científicas
Data do documento: 17-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Adriana Silva da. Autismo e o ensino de música: uma análise de intervenções baseadas em evidências científicas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
Resumo: Este trabalho teve como tema o uso de intervenções baseadas em evidências científicas na aprendizagem musical de crianças autistas, com o objetivo de descobrir se os professores utilizam métodos de ensino baseados em evidências científicas para ensinar os assuntos de música aos alunos autistas na sala de aula. No decorrer dos anos mais crianças estão podendo ter acesso ao diagnóstico de autismo, e essas crianças precisam estar incluídas nas escolas, nas salas de aula aprendendo os mesmos assuntos que as outras crianças, porém de forma adaptada. Assim, foi feita uma revisão de literatura a partir de livros, revistas e anais da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) entre os anos de 2012 e 2022. Como resultado, foi analisado um total de nove artigos a partir das intervenções baseadas em evidências científicas, em que os alunos alcançaram bons resultados, compreendendo os assuntos de música através dos métodos aplicados pelos professores.
Abstract: Este trabalho teve como tema o uso de intervenções baseadas em evidências científicas na aprendizagem musical de crianças autistas, com o objetivo de descobrir se os professores utilizam métodos de ensino baseados em evidências científicas para ensinar os assuntos de música aos alunos autistas na sala de aula. No decorrer dos anos mais crianças estão podendo ter acesso ao diagnóstico de autismo, e essas crianças precisam estar incluídas nas escolas, nas salas de aula aprendendo os mesmos assuntos que as outras crianças, porém de forma adaptada. Assim, foi feita uma revisão de literatura a partir de livros, revistas e anais da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) entre os anos de 2012 e 2022. Como resultado, foi analisado um total de nove artigos a partir das intervenções baseadas em evidências científicas, em que os alunos alcançaram bons resultados, compreendendo os assuntos de música através dos métodos aplicados pelos professores.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4727
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Autismo e o ensino de música uma análise de intervenções baseadas em evidências científicas.pdfarquivo principal.898,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.