DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4356
Title: Aplicação de função do 1º grau no EJA a partir do tema transversal trabalho e consumo
Other Titles: Application of 1st grade function in EJA from the transversal theme work and consumption
Authors: Feitosa, Ana Isabel Moreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Moraes, Nadime Mustafa
Keywords: Matemática;Função de 1º grau;EJA;Temas transversais;Mathematics;1st degree function;Cross-cutting themes
Issue Date: 14-May-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: FEITOSA, Ana Isabel Moreira. Aplicação de função do 1º grau no EJA a partir do tema transversal trabalho e consumo. 2019. 55 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo.
metadata.dc.description.resumo: Na atualidade, a ciência Matemática tem um grande papel, precisando seu ensino corresponder de uma forma mais versátil, inteligente e eficiente à realidade do mundo contemporâneo, tornando-a acessível aos que por ela buscam. Porém, surgem alguns desafios, apesar de tanta tecnologia e recursos, o ensino da Matemática continua, na maioria das vezes, sendo apresentado na perspectiva tradicional, com uso apenas de quadro e pincel e cálculos mecânicos sem contextualização. Frente ao cenário atual de ensino, este trabalho tem como objetivo utilizar o tema transversal trabalho e consumo focando o assunto função polinomial do 1º grau, tendo em vista que os temas transversais são preconizados nos PCN’s e trazem a realidade dos alunos exemplos do cotidiano enfatizando que tais temas podem ser trabalhados em todas as disciplinas e a Matemática não poderia ser diferente muito pelo contrário percebe-se que há grande interesse por parte dos alunos, facilitando o aprendizado, conscientizando o aluno que o mesmo pode e deve ser um agente participativo do meio em que vive, onde haja um despertar para o assunto, onde a identificação de gráficos relacionam exemplos do dia a dia, estimulam o que serão ministrados nas series iniciais do EJA. Uma vez que a transversalidade envolve todas as áreas do conhecimento, com enfoque ao desenvolvimento social, ético, cultural, promovendo a curiosidade, qualificação nas tecnologias de elaboração para formação do aluno no exercício de cidadania levando em consideração a visão de mundo tendo em vista um aprendizado que possa nortear o desenvolvimento de uma sociedade baseada na igualdade. Dessa forma, pretende-se com o uso da Matemática mostrar que se trata de uma ciência que abrange as diversas áreas do conhecimento, e que pode promover reflexão, valores e promoção de uma sociedade voltada aos valores locais, e principalmente à cidadania.
Abstract: Nowadays, mathematics plays an important role. teaching needs to correspond in a more versatile, intelligent and efficient way to the world, making it accessible to those who seek it. However, there are Despite so much technology and resources, the teaching of mathematics continues, in most cases, being presented in the traditional perspective, with use only blackboard and brush and mechanical calculations without contextualization. Facing the current scenario of teaching, this work aims to use the transversal theme work and consumption focusing on the subject 1st degree polynomial function, considering that the cross-cutting themes are recommended in PCN's and bring the reality of students students' reality of everyday examples emphasizing that such issues can be worked in all subjects and mathematics could not be different very On the contrary, it can be seen that there is great interest on the part of students, facilitating learning, making the student aware that learning, making the student aware that he can and should be an agent the environment in which he lives, where there is an awakening to the subject, where the identification of graphs relate examples of everyday life, stimulate what will be taught in the initial series of EJA. Once the transversality involves all areas of knowledge, focusing on the social, ethical focus on social, ethical, cultural development, promoting curiosity, qualification in the elaboration technologies for the formation of the student in the exercise of citizenship taking into account the worldview in view of a learning that can guide the development of a society based on equality. In this way, we intend to use mathematics to show that it is a science that covers different areas of knowledge, and that can promote reflection, values and promotion of a society focused on local values, and especially to citizenship.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4356
Appears in Collections:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.