DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/434
Título: O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): The Explicit Teaching in the Resolutions of Graphic Issues of the ENEM in the 3rd Year of High School
Autor(es): Henrique, Napoleão da Cruz
Palavras-chave: Gráficos;Ensino explícito;Desempenho
Data do documento: 18-Jan-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Este trabalho é resultado de uma pesquisa que utiliza como ferramenta de ensino/aprendizagem da matemática a metodologia do ensino explícito. Partindo da observação da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) verificou-se a deficiência na realização de questões com gráficos. Os gráficos e tabelas como conhecemos hoje, são usados em muitos artigos, jornais e revistas para transmissão de informações. É uma maneira simples de organizar e publicar dados como resultado de uma pesquisa, neste sentido, buscou-se aplicar a utilização dessa ferramenta junto aos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti. A estratégia de ensino na proposta do ensino explícito é estruturada em etapas seqüenciadas e profundamente integrada, por isso o método o em professor busca, de modo intencional, apoiar o aprendizado dos alunos através de uma série a ações em três grandes momentos: preparação e planejamento; o ensino propriamente dito; o acompanhamento e consolidação. Neste contexto, a pesquisa consolidou-se seguindo essa proposta no período de novembro de 2015, obtendo êxito nos resultados obtidos, reafirmando a importância deste tema matemático na educação.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/434
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino explícito nas resoluções de questões gráficas do ENEM no 3° ano do ensino médio.pdf715,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons