DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/434
Titel: O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino Médio
Sonstige Titel: The Explicit Teaching in the Resolutions of Graphic Issues of the ENEM in the 3rd Year of High School
Autor(en): Henrique, Napoleão da Cruz
Stichwörter: Gráficos;Ensino explícito;Desempenho
Erscheinungsdatum: 18-Jan-2017
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zusammenfassung: Este trabalho é resultado de uma pesquisa que utiliza como ferramenta de ensino/aprendizagem da matemática a metodologia do ensino explícito. Partindo da observação da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) verificou-se a deficiência na realização de questões com gráficos. Os gráficos e tabelas como conhecemos hoje, são usados em muitos artigos, jornais e revistas para transmissão de informações. É uma maneira simples de organizar e publicar dados como resultado de uma pesquisa, neste sentido, buscou-se aplicar a utilização dessa ferramenta junto aos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti. A estratégia de ensino na proposta do ensino explícito é estruturada em etapas seqüenciadas e profundamente integrada, por isso o método o em professor busca, de modo intencional, apoiar o aprendizado dos alunos através de uma série a ações em três grandes momentos: preparação e planejamento; o ensino propriamente dito; o acompanhamento e consolidação. Neste contexto, a pesquisa consolidou-se seguindo essa proposta no período de novembro de 2015, obtendo êxito nos resultados obtidos, reafirmando a importância deste tema matemático na educação.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/434
Enthalten in den Sammlungen:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
O ensino explícito nas resoluções de questões gráficas do ENEM no 3° ano do ensino médio.pdf715,68 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons