DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4349
Titel: O tema transversal meio ambiente através de problemas contextualizados de estatística na etapa final do EJA
Sonstige Titel: The transversal theme environment through contextualized problems of statistics in the final stage of EJA
Autor(en): Alves, Samuel de Moura
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Helisângela Ramos da
Stichwörter: Matemática;Temas transversais;Estatística;EJA;Mathematics;Cross-cutting themes;Statistics
Erscheinungsdatum: 22-Mai-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: ALVES, Samuel de Moura. O tema transversal meio ambiente através de problemas contextualizados de estatística na etapa final do EJA. 2019. 69 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.
metadata.dc.description.resumo: O ensino da Matemática sofre contínuas mudanças em sua matriz curricular para atender uma realidade existente no que diz respeito aos processos metodológicos, permitindo reflexão de resultados frente às avaliações de ensino que vão refletir no imenso cenário pelo desinteresse dos alunos. Os temas transversais fazem parte do PCN’s e são exigidos para o desenvolvimento do planejamento no ensino básico, direcionando também expectativas para o ensino superior, porém essa diretriz é pouco implementada nas instituições de ensino. As instituições de ensino do município de Presidente Figueiredo, assim como muitas das demais pouco ou não exploram a transversalidade no ensino da Matemática, não são explorados temas como meio ambiente e conscientização dentro e fora da escola, e tão pouco são desenvolvidas, atividades pelos órgãos de meio ambiente e educação do município, que envolvam o ambiente da região. Esta temática voltada para a realidade da região pode proporcionar ao aluno uma maior e melhor compreensão do meio existente e da importância do ensino de Matemática relacionando aos demais campos do conhecimento considerando que a Matemática nasceu da tentativa do homem em compreender o meio onde ele vive, e solucionar problemas existentes na sua vida. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem de Matemática sobre a interpretação de gráficos e cálculos estatísticos através do tema transversal Meio ambiente na etapa final do EJA.
Zusammenfassung: Mathematics teaching undergoes continuous changes in its curricular matrix to meet an existing reality with regard to the methodological methodological, allowing reflection of results in the face of teaching evaluations that will reflect in the huge scenario by the students' disinterest. The transversal themes are part of PCN's and are required for the development of planning in basic education, also directing expectations for higher education, however this guideline is poorly implemented in educational institutions. The educational institutions in the municipality of Presidente Figueiredo, as well as Many of the other institutions do not explore much or not at all the transversality in the teaching of mathematics. Mathematics, topics such as environment and awareness are not explored inside and outside the school, and there are no activities developed by the municipality's environment and education environment and education of the municipality, which involve the environment of the region. This theme focused on the reality of the region can provide students with a greater and better understanding of the better understanding of the existing environment and the importance of teaching mathematics relating it to other fields of knowledge, considering that Mathematics was born from the attempt of man to understand the environment where he lives, and to solve problems problems that exist in his life. In this sense, the aim of this work is to contribute to the improvement of the teaching and learning of mathematics on the interpretation of graphs and statistical calculations statistical calculations through the transversal theme Environment in the final stage of EJA
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4349
Enthalten in den Sammlungen:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.