DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4349
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Samuel de Moura-
dc.date.available2022-10-05T16:26:19Z-
dc.date.issued2019-05-22-
dc.identifier.citationALVES, Samuel de Moura. O tema transversal meio ambiente através de problemas contextualizados de estatística na etapa final do EJA. 2019. 69 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4349-
dc.description.abstractMathematics teaching undergoes continuous changes in its curricular matrix to meet an existing reality with regard to the methodological methodological, allowing reflection of results in the face of teaching evaluations that will reflect in the huge scenario by the students' disinterest. The transversal themes are part of PCN's and are required for the development of planning in basic education, also directing expectations for higher education, however this guideline is poorly implemented in educational institutions. The educational institutions in the municipality of Presidente Figueiredo, as well as Many of the other institutions do not explore much or not at all the transversality in the teaching of mathematics. Mathematics, topics such as environment and awareness are not explored inside and outside the school, and there are no activities developed by the municipality's environment and education environment and education of the municipality, which involve the environment of the region. This theme focused on the reality of the region can provide students with a greater and better understanding of the better understanding of the existing environment and the importance of teaching mathematics relating it to other fields of knowledge, considering that Mathematics was born from the attempt of man to understand the environment where he lives, and to solve problems problems that exist in his life. In this sense, the aim of this work is to contribute to the improvement of the teaching and learning of mathematics on the interpretation of graphs and statistical calculations statistical calculations through the transversal theme Environment in the final stage of EJApt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTemas transversaispt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectCross-cutting themespt_BR
dc.subjectStatisticspt_BR
dc.titleO tema transversal meio ambiente através de problemas contextualizados de estatística na etapa final do EJApt_BR
dc.title.alternativeThe transversal theme environment through contextualized problems of statistics in the final stage of EJApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-05T16:26:19Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Helisângela Ramos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594094566656197pt_BR
dc.description.resumoO ensino da Matemática sofre contínuas mudanças em sua matriz curricular para atender uma realidade existente no que diz respeito aos processos metodológicos, permitindo reflexão de resultados frente às avaliações de ensino que vão refletir no imenso cenário pelo desinteresse dos alunos. Os temas transversais fazem parte do PCN’s e são exigidos para o desenvolvimento do planejamento no ensino básico, direcionando também expectativas para o ensino superior, porém essa diretriz é pouco implementada nas instituições de ensino. As instituições de ensino do município de Presidente Figueiredo, assim como muitas das demais pouco ou não exploram a transversalidade no ensino da Matemática, não são explorados temas como meio ambiente e conscientização dentro e fora da escola, e tão pouco são desenvolvidas, atividades pelos órgãos de meio ambiente e educação do município, que envolvam o ambiente da região. Esta temática voltada para a realidade da região pode proporcionar ao aluno uma maior e melhor compreensão do meio existente e da importância do ensino de Matemática relacionando aos demais campos do conhecimento considerando que a Matemática nasceu da tentativa do homem em compreender o meio onde ele vive, e solucionar problemas existentes na sua vida. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem de Matemática sobre a interpretação de gráficos e cálculos estatísticos através do tema transversal Meio ambiente na etapa final do EJA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARBOSA, Laura Monte Serrat. Temas Transversais: Como utilizá-los na prática educativa? Curitiba: Ibpex, 2007. BOMFIM, Felipe. Os Temas Transversais no Ensino da Matemática. Maceió.-AL. 201Disponível em < https://www.ebah.com.br/content/ABAAABVxEAE/os-temastransversais-no-ensino-matematica > Maceió - AL. 2010. Acesso em 15 de maio de 2019. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: Terceiro e quarto ciclos. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1998. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: Terceiro e quarto ciclos. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2000. D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática – Elo entra as tradições e a modernidade. 2. ed. 2ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. IMAZON – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia. Disponível em: < https://imazon.org.br/mapas/apa-caverna-do-maroaga-presidente-figueiredo/ > Acesso 27/02/2019 as 00:03Hs INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL Unidades de Conservação no Brasil. https://uc.socioambiental.org Disponível em: < https://uc.socioambiental.org/usosustent%C3%A1vel/%C3%A1rea-de-prote%C3%A7%C3%A3o-ambiental > Acesso em: 02/03/2019 as 19:45Hs MELGUEIRO, Francisco. Papo Sustentável: “Desmatamento e Degradação em Unidade de Conservação do Estado do Amazonas”. Manaus – AM. 2017. Disponível em: < http://fas-amazonas.org/versao/2012/wordpress/wpcontent/uploads/2017/11/Francisco-Melgueiro-Desmatamento-no-Estado-doAmazonas.pdf > Acesso em: 27 de fevereiro de 2019. MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 21. Ed. Petrópolis: Vozes, 1994. Disponível em< https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf > Acesso em: 29 de março de 2019. PRODES- Coordenação Geral de Observação da Terra OBT/IMPE. Disponível em: < http://www.dpi.inpe.br/prodesdigital/prodesmunicipal.php > acesso em 15 de Março de 2019. SDS – Secretaria de Estado de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável do Amazonas. Plano de Gestão da Área de Proteção Ambiental de Presidente Figueiredo Caverna do Maroaga. 2011pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O tema transversal meio ambiente através de problemas contextualizados de estatística na etapa final do EJA.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.