DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/426
Titel: O uso dos softwares matemáticos no processo de ensino e aprendizagem no estudo dos sólidos de platão no 3º ano do ensino médio
Sonstige Titel: The use of mathematical softwares in the teaching and learning process in the study of solids of Plato in the 3rd year of high school
Autor(en): Saraiva, Antônio Moreira
Stichwörter: Software educacionais;Ensino da Matemática;Conhecimento Matemático;Matemática - ensino aprendizagem;Recursos educacionais;Geogebra - software;Poly Pro - software
Erscheinungsdatum: 18-Aug-2017
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zusammenfassung: O objetivo deste trabalho de pesquisa é mostrar como o uso da tecnologia facilita o entendimento e o aprendizado da Matemática, e como os alunos melhoram seu entendimento dos conteúdos abordados durante as aulas. Em qualquer área do conhecimento humano, a Matemática está presente, e com o avanço tecnológico dos últimos tempos o computador se tornou o símbolo principal de toda essa tecnologia que vem sendo inserido nas escolas de todo o país. Hoje o computador desempenha um importante papel na vida dos alunos, pois facilita a compreensão, por exemplo, do estudo dos Sólidos de Platão, que são poliedros formados pela reunião de um número infinito de regiões poligonais planas que são camadas de faces e as regiões limitadas por elas. Com a utilização do computador o professor deixa o estudo muito mais interessante para os alunos, quando utiliza os softwares voltados para o ensino da Matemática. Durante o estudo dos poliedros o professor realiza uma oficina com os alunos dos 3º’s anos do ensino médio da Escola Estadual Vasco Vasques, apresentando aos alunos situações mais reais e concretas levando-os para frente do computador e colocando em prática o que eles aprenderam de forma teórica, tornando as atividades mais significativas e menos abstratas. Portanto, aprender algo novo requer participação, envolvimento e interesse de ambas as partes. Estudos indicam que um educador que utiliza as tecnologias em suas aulas, pode obter resultados positivos, e que além de contribuir para um ensino qualificado, contribuem também para a melhoria de suas práticas pedagógicas. Portanto, neste trabalho será apresentado um contexto de como os softwares educacionais aliados a uma boa metodologia de ensino, na qual será aplicada uma atividade para duas turmas de 3º ano da Escola Estadual Vasco Vasques, onde após o estudo teórico e prático sobre as formas geométricas dos poliedros os alunos serão levados ao laboratório de informática para aplicarem esse conhecimento através dos softwares Geogebra e o Poly Pro, que juntos atuam como ferramentas facilitadoras do aprendizado dos alunos.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/426
Enthalten in den Sammlungen:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
O uso dos softwares matematicos.pdf124,59 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons