DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/426
Título: O uso dos softwares matemáticos no processo de ensino e aprendizagem no estudo dos sólidos de platão no 3º ano do ensino médio
Título(s) alternativo(s): The use of mathematical softwares in the teaching and learning process in the study of solids of Plato in the 3rd year of high school
Autor(es): Saraiva, Antônio Moreira
Palavras-chave: Software educacionais;Ensino da Matemática;Conhecimento Matemático;Matemática - ensino aprendizagem;Recursos educacionais;Geogebra - software;Poly Pro - software
Data do documento: 18-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: O objetivo deste trabalho de pesquisa é mostrar como o uso da tecnologia facilita o entendimento e o aprendizado da Matemática, e como os alunos melhoram seu entendimento dos conteúdos abordados durante as aulas. Em qualquer área do conhecimento humano, a Matemática está presente, e com o avanço tecnológico dos últimos tempos o computador se tornou o símbolo principal de toda essa tecnologia que vem sendo inserido nas escolas de todo o país. Hoje o computador desempenha um importante papel na vida dos alunos, pois facilita a compreensão, por exemplo, do estudo dos Sólidos de Platão, que são poliedros formados pela reunião de um número infinito de regiões poligonais planas que são camadas de faces e as regiões limitadas por elas. Com a utilização do computador o professor deixa o estudo muito mais interessante para os alunos, quando utiliza os softwares voltados para o ensino da Matemática. Durante o estudo dos poliedros o professor realiza uma oficina com os alunos dos 3º’s anos do ensino médio da Escola Estadual Vasco Vasques, apresentando aos alunos situações mais reais e concretas levando-os para frente do computador e colocando em prática o que eles aprenderam de forma teórica, tornando as atividades mais significativas e menos abstratas. Portanto, aprender algo novo requer participação, envolvimento e interesse de ambas as partes. Estudos indicam que um educador que utiliza as tecnologias em suas aulas, pode obter resultados positivos, e que além de contribuir para um ensino qualificado, contribuem também para a melhoria de suas práticas pedagógicas. Portanto, neste trabalho será apresentado um contexto de como os softwares educacionais aliados a uma boa metodologia de ensino, na qual será aplicada uma atividade para duas turmas de 3º ano da Escola Estadual Vasco Vasques, onde após o estudo teórico e prático sobre as formas geométricas dos poliedros os alunos serão levados ao laboratório de informática para aplicarem esse conhecimento através dos softwares Geogebra e o Poly Pro, que juntos atuam como ferramentas facilitadoras do aprendizado dos alunos.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/426
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso dos softwares matematicos.pdf124,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons