DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSaraiva, Antônio Moreira-
dc.date.publication2017-08-19T19:17:24Z-
dc.date.available2017-08-19T19:17:24Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/426-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho de pesquisa é mostrar como o uso da tecnologia facilita o entendimento e o aprendizado da Matemática, e como os alunos melhoram seu entendimento dos conteúdos abordados durante as aulas. Em qualquer área do conhecimento humano, a Matemática está presente, e com o avanço tecnológico dos últimos tempos o computador se tornou o símbolo principal de toda essa tecnologia que vem sendo inserido nas escolas de todo o país. Hoje o computador desempenha um importante papel na vida dos alunos, pois facilita a compreensão, por exemplo, do estudo dos Sólidos de Platão, que são poliedros formados pela reunião de um número infinito de regiões poligonais planas que são camadas de faces e as regiões limitadas por elas. Com a utilização do computador o professor deixa o estudo muito mais interessante para os alunos, quando utiliza os softwares voltados para o ensino da Matemática. Durante o estudo dos poliedros o professor realiza uma oficina com os alunos dos 3º’s anos do ensino médio da Escola Estadual Vasco Vasques, apresentando aos alunos situações mais reais e concretas levando-os para frente do computador e colocando em prática o que eles aprenderam de forma teórica, tornando as atividades mais significativas e menos abstratas. Portanto, aprender algo novo requer participação, envolvimento e interesse de ambas as partes. Estudos indicam que um educador que utiliza as tecnologias em suas aulas, pode obter resultados positivos, e que além de contribuir para um ensino qualificado, contribuem também para a melhoria de suas práticas pedagógicas. Portanto, neste trabalho será apresentado um contexto de como os softwares educacionais aliados a uma boa metodologia de ensino, na qual será aplicada uma atividade para duas turmas de 3º ano da Escola Estadual Vasco Vasques, onde após o estudo teórico e prático sobre as formas geométricas dos poliedros os alunos serão levados ao laboratório de informática para aplicarem esse conhecimento através dos softwares Geogebra e o Poly Pro, que juntos atuam como ferramentas facilitadoras do aprendizado dos alunos.en
dc.language.isootheren
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonasen
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSoftware educacionaisen
dc.subjectEnsino da Matemáticaen
dc.subjectConhecimento Matemáticoen
dc.subjectMatemática - ensino aprendizagemen
dc.subjectRecursos educacionaisen
dc.subjectGeogebra - softwareen
dc.subjectPoly Pro - softwareen
dc.titleO uso dos softwares matemáticos no processo de ensino e aprendizagem no estudo dos sólidos de platão no 3º ano do ensino médioen
dc.title.alternativeThe use of mathematical softwares in the teaching and learning process in the study of solids of Plato in the 3rd year of high schoolen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoen
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso dos softwares matematicos.pdf124,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons