Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/418
Título: | Uso do software geogebra no ensino da trigonometria do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Use of geogebra software in teaching high school trigonometry |
Autor(es): | Rodrigues, Valtemir Freire |
Palavras-chave: | Trigonometria;Informática - ensino;Software GeoGebra;Ensino-aprendizagem |
Data do documento: | 18-Ago-2017 |
Editor: | Universidade do Estado do Amazonas |
Abstract: | A pesquisa proposta, de cunho qualitativo, buscou responder à seguinte questão: O software GeoGebra pode ser empregado no ensino da trigonometria nas escolas de Ensino Médio de Manaus? Quais serão os exercícios que poderão ser desenvolvidos e que passam auxiliar o professor na transposição didática de alguns objetos matemáticos? Para respondê-las, inicialmente foi realizado um estudo bibliográfico com diferentes autores de referência na área da informática aplicada, da abordagem histórico-cultural na educação matemática, sobre o GeoGebra, buscando uma fundamentação teórica relacionada com a importância da presença da informática para um ensino-aprendizagem contextualizado e significativo da matemática. Após o estudo bibliográfico elaborou-se três sequências didáticas envolvendo o uso do software GeoGebra, abordando conteúdos matemáticos. O objetivo na elaboração das sequências foi oferecer um ensino que pode potencializar a aprendizagem significativa e científica que possibilita aos alunos a análise e interpretação de gráficos instigando-os a pensar de modo crítico-reflexivo se apropriando de novos conhecimentos. Para a concretização da pesquisa aplicou-se a pesquisa com alunos do 2º(segundo) ano da Escola Estadual Josué Cláudio de Souza. A aplicação da pesquisa ocorreu na sala de tecnologia educacional da escola, durante a aplicação das sequências didáticas os alunos foram orientados pelo pesquisador para registrar e salvar todas as resoluções das atividades apresentadas, já que todas as atividades das sequências foram realizadas por meio do computador. Posteriormente, com a finalização da aplicação da pesquisa, realizou-se o estudo e análise dos dados coletados, diante dos quais pode-se constatar que o uso do software GeoGebra como uma ferramenta auxiliar, representa uma metodologia importante para o ensino-aprendizagem de matemática, pois, as reflexões e respostas apresentadas pelos alunos, mostraram uma melhor compreensão e interpretação diante do conceito matemático estudado. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/418 |
Aparece nas coleções: | ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uso do software geogebra no ensino da trigonometria do ensino médio.pdf | 107,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons