DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/418
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Valtemir Freire-
dc.date.publication2017-08-19T18:43:35Z-
dc.date.available2017-08-19T18:43:35Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/418-
dc.description.abstractA pesquisa proposta, de cunho qualitativo, buscou responder à seguinte questão: O software GeoGebra pode ser empregado no ensino da trigonometria nas escolas de Ensino Médio de Manaus? Quais serão os exercícios que poderão ser desenvolvidos e que passam auxiliar o professor na transposição didática de alguns objetos matemáticos? Para respondê-las, inicialmente foi realizado um estudo bibliográfico com diferentes autores de referência na área da informática aplicada, da abordagem histórico-cultural na educação matemática, sobre o GeoGebra, buscando uma fundamentação teórica relacionada com a importância da presença da informática para um ensino-aprendizagem contextualizado e significativo da matemática. Após o estudo bibliográfico elaborou-se três sequências didáticas envolvendo o uso do software GeoGebra, abordando conteúdos matemáticos. O objetivo na elaboração das sequências foi oferecer um ensino que pode potencializar a aprendizagem significativa e científica que possibilita aos alunos a análise e interpretação de gráficos instigando-os a pensar de modo crítico-reflexivo se apropriando de novos conhecimentos. Para a concretização da pesquisa aplicou-se a pesquisa com alunos do 2º(segundo) ano da Escola Estadual Josué Cláudio de Souza. A aplicação da pesquisa ocorreu na sala de tecnologia educacional da escola, durante a aplicação das sequências didáticas os alunos foram orientados pelo pesquisador para registrar e salvar todas as resoluções das atividades apresentadas, já que todas as atividades das sequências foram realizadas por meio do computador. Posteriormente, com a finalização da aplicação da pesquisa, realizou-se o estudo e análise dos dados coletados, diante dos quais pode-se constatar que o uso do software GeoGebra como uma ferramenta auxiliar, representa uma metodologia importante para o ensino-aprendizagem de matemática, pois, as reflexões e respostas apresentadas pelos alunos, mostraram uma melhor compreensão e interpretação diante do conceito matemático estudado.en
dc.language.isootheren
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonasen
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrigonometriaen
dc.subjectInformática - ensinoen
dc.subjectSoftware GeoGebraen
dc.subjectEnsino-aprendizagemen
dc.titleUso do software geogebra no ensino da trigonometria do ensino médioen
dc.title.alternativeUse of geogebra software in teaching high school trigonometryen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoen
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso do software geogebra no ensino da trigonometria do ensino médio.pdf107,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons