DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4038
Title: A prática do ballet clássico no ambiente escolar: influências na qualidade de vida para alunos da educação de jovens e adultos (EJA)
Other Titles: The practice of classical ballet in the school environment: influences on the quality of life for students of youth and adult education (YAE)
Authors: Silva, Kérolen Parente Lima da
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Raíssa Caroline Brito
Keywords: Balé Clássico;EJA;Qualidade de vida;Classical Ballet;Quality of life;Youth and adult education
Issue Date: 28-May-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: SILVA, Kérolen Parente Lima da. A prática do ballet clássico no ambiente escolar: influências na qualidade de vida para alunos da educação de jovens e adultos (EJA). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Afim de revelar a importância do /balé clássico na Educação de Jovens e Adultos (EJA) se propôs nesta pesquisa analisar a influência do balé na qualidade de vida e na experiência com a arte/dança de adultos no ambiente escolar, buscando identificar os parâmetros de qualidade de vida dos adultos antes e após as aulas ministradas, dando oportunidade em relatar a vivência desses adultos durante permanência nas atividades propostas e assim discutir os benefícios e as positividades adquiridas que a dança oferece, em específico o que o balé traz para as pessoas que praticam esta modalidade. Para isto foram analisadas obras principalmente de Ana Mae Barbosa (2010 e 2017) que trás a Abordagem Triangular para o ensino de Arte não como uma metodologia para ensinar como ministrar aulas de arte, mas como uma abordagem flexível que parte do fazer, apreciar e contextualizar arte, tendo o docente a liberdade para escolher qual caminho trilhar, sendo desta maneira uma proposta dialética e problematizadora, entrelaçados a isto Isabel Marques (2003) desenvolve uma proposta de ensino que não tem um saber artificial, muito menos um saber espontânea, porém uma relação direta com a experiência do aluno confrontada com o saber externalizado, de maneira que acredita que a dança tem um compromisso social de ampliar o escopo, a visão e as vivências corporais do aluno dentro da sociedade ao ponto de tornar este sujeito um criador que pensa e tem posse de uma linguagem artística que pode ser transformadora. Sendo assim ao fim desta pesquisa pôde-se perceber que o balé para jovens e adultos no ambiente escolar vai muito além do que um sonho de criança. A dança neste ambiente tem a capacidade de transformar e tornar este lugar de aprendizagem diferenciado, possibilita aos praticantes se relacionarem socialmente e culturalmente, oferecendo-os o poder da criação, reflexão e refletindo sobretudo para a qualidade vida que a dança pode proporcionar. Portanto gerando educandos conscientes de si e realizados enquanto sujeitos.
Abstract: In order to reveal the importance of classical dance/ballet in youth and adult education (EJA), this research proposed to analyze the influence of ballet on the quality of life and on the experience with art/dance of adults in the school environment, seeking to identify the parameters of quality of life of adults before and after the classes taught, giving the opportunity to report the experience of these adults during their stay in the proposed activities and thus discuss the benefits and acquired positivities that dance offers, specifically what ballet offers brings to people who practice this modality. For this, works were analyzed mainly by Ana Mae Barbosa (2010 and 2017) that brings the Triangular Approach to the teaching of Art not as a methodology to teach how to teach art classes, but brings a flexible approach that starts from doing, appreciating and contextualizing art, with the teacher having the freedom to choose which path to take, being in this way a dialogical and problematizing proposal, intertwined with this Isabel Marques (2003) develops a teaching proposal that does not have an artificial knowledge, much less a spontaneous knowledge, however a direct relationship with the student's experience confronted with externalized knowledge, in a way that believes that dance has a social commitment to expand the student's scope, vision and bodily experiences within society to the point of making this subject a creator who thinks and has possession of an artistic language that can be transformative. Thus, at the end of this research, it was possible to perceive that ballet for young people and adults in the environment goes far beyond what a child's dream, that dance in the school environment has the ability to transform and make this place a differentiated learning environment, which enables practitioners to relate socially and culturally, offering them the power of creation, reflection and reflecting above all on the quality of life that dance can provide. Therefore, generating self-aware and accomplished learners as subjects.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4038
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A prática do ballet clássico no ambiente escolar.pdfArquivo principal.1,37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.