DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4038
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Kérolen Parente Lima da-
dc.date.available2022-07-19-
dc.date.available2022-08-03T17:42:28Z-
dc.date.issued2022-05-28-
dc.identifier.citationSILVA, Kérolen Parente Lima da. A prática do ballet clássico no ambiente escolar: influências na qualidade de vida para alunos da educação de jovens e adultos (EJA). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4038-
dc.description.abstractIn order to reveal the importance of classical dance/ballet in youth and adult education (EJA), this research proposed to analyze the influence of ballet on the quality of life and on the experience with art/dance of adults in the school environment, seeking to identify the parameters of quality of life of adults before and after the classes taught, giving the opportunity to report the experience of these adults during their stay in the proposed activities and thus discuss the benefits and acquired positivities that dance offers, specifically what ballet offers brings to people who practice this modality. For this, works were analyzed mainly by Ana Mae Barbosa (2010 and 2017) that brings the Triangular Approach to the teaching of Art not as a methodology to teach how to teach art classes, but brings a flexible approach that starts from doing, appreciating and contextualizing art, with the teacher having the freedom to choose which path to take, being in this way a dialogical and problematizing proposal, intertwined with this Isabel Marques (2003) develops a teaching proposal that does not have an artificial knowledge, much less a spontaneous knowledge, however a direct relationship with the student's experience confronted with externalized knowledge, in a way that believes that dance has a social commitment to expand the student's scope, vision and bodily experiences within society to the point of making this subject a creator who thinks and has possession of an artistic language that can be transformative. Thus, at the end of this research, it was possible to perceive that ballet for young people and adults in the environment goes far beyond what a child's dream, that dance in the school environment has the ability to transform and make this place a differentiated learning environment, which enables practitioners to relate socially and culturally, offering them the power of creation, reflection and reflecting above all on the quality of life that dance can provide. Therefore, generating self-aware and accomplished learners as subjects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBalé Clássicopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectClassical Balletpt_BR
dc.subjectQuality of lifept_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.titleA prática do ballet clássico no ambiente escolar: influências na qualidade de vida para alunos da educação de jovens e adultos (EJA)pt_BR
dc.title.alternativeThe practice of classical ballet in the school environment: influences on the quality of life for students of youth and adult education (YAE)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-03T17:42:28Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Raíssa Caroline Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Raíssa Caroline Brito-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Getúlio Henrique Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769970032043027pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Carlos Alexandre Borges de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8800900478241500pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3450519864783094pt_BR
dc.description.resumoAfim de revelar a importância do /balé clássico na Educação de Jovens e Adultos (EJA) se propôs nesta pesquisa analisar a influência do balé na qualidade de vida e na experiência com a arte/dança de adultos no ambiente escolar, buscando identificar os parâmetros de qualidade de vida dos adultos antes e após as aulas ministradas, dando oportunidade em relatar a vivência desses adultos durante permanência nas atividades propostas e assim discutir os benefícios e as positividades adquiridas que a dança oferece, em específico o que o balé traz para as pessoas que praticam esta modalidade. Para isto foram analisadas obras principalmente de Ana Mae Barbosa (2010 e 2017) que trás a Abordagem Triangular para o ensino de Arte não como uma metodologia para ensinar como ministrar aulas de arte, mas como uma abordagem flexível que parte do fazer, apreciar e contextualizar arte, tendo o docente a liberdade para escolher qual caminho trilhar, sendo desta maneira uma proposta dialética e problematizadora, entrelaçados a isto Isabel Marques (2003) desenvolve uma proposta de ensino que não tem um saber artificial, muito menos um saber espontânea, porém uma relação direta com a experiência do aluno confrontada com o saber externalizado, de maneira que acredita que a dança tem um compromisso social de ampliar o escopo, a visão e as vivências corporais do aluno dentro da sociedade ao ponto de tornar este sujeito um criador que pensa e tem posse de uma linguagem artística que pode ser transformadora. Sendo assim ao fim desta pesquisa pôde-se perceber que o balé para jovens e adultos no ambiente escolar vai muito além do que um sonho de criança. A dança neste ambiente tem a capacidade de transformar e tornar este lugar de aprendizagem diferenciado, possibilita aos praticantes se relacionarem socialmente e culturalmente, oferecendo-os o poder da criação, reflexão e refletindo sobretudo para a qualidade vida que a dança pode proporcionar. Portanto gerando educandos conscientes de si e realizados enquanto sujeitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALENCASTRO, I. G. Sensações e motivações: o ballet clássico como pratica corporal na idade adulta. Rio Grande do Sul, 2007. ALECASTRO, Itiberê Gross- Sensações e Motivações: O Ballet como prática corporal na idade adulta; ANAIS 24° Seminário Nacional de Arte e Educação, p. (421 a 424); Rio Grande do Sul-RS; Editora-Fundarte; 2014. ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos?: guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais/ Domingos Armani. – Porto Alegre: Torno Editorial, 2009. BARBOSA, A. M; CUNHA, F, P (orgs). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais, São Paulo, Cortez, 2010. ___________. Artes no Ensino Médio e transferência de cognição, Guarulhos-São Paulo, Olhares, 2017. BASTOS, Daniela Gomes. A Prática do Ballet Fitness em mulheres adultas: Aspectos Motivacionais. Forteleza-Ceará, 2020. CALAZANS Julieta; CASTILHO Jacyan; GOMES Simone. Dança e educação em movimento: estudo e ensino. São Paulo-SP: Cortez 2003. CERVO, Amado L. et al. Metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. CEZAR, Daniela. Educação em dança para adulto iniciante: Ballet Clássico como personagem de relato. Porto Alegre, 2017. FUX, Maria. Dança Experiência de Vida. São Paulo: Summus, 1983. GARIBA, C. M. S. Personal Dance: Uma Proposta Empreendedora. 2002.133f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. _____, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. HOLANDA, Adriano F. Questões sobre Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Fenomenológica. Análise Psicológica. Lisboa 2006. p.363-372. Disponibilidade em http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php m. Acessado em 12.11.2021. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica: ciência e conhecimento científico, método científico, teoria, hipóteses e variáveis. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2007. ______, Marina de Andrade. Técnica de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração e interpretação de dados/ Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. 7. Ed. -8 reimpr. São Paulo: Atlas, 2015. MARQUES, Isabel A. Dançando na escola/ Isabel A. Marques. São Paulo: Cortez, 2003. MELO, R.Z. Educação Física na escola: conteúdos adequados ao 2o grau. Rio Claro: UNESP, Monografia de Graduação, Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física, 1997. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. NOBRE,M.R.C. Qualidadedevida.ArquivoBrasileirodeCardiologia, São Paulo - SP, v. 64, n. 4, p.299-300, dez. 1994. Disponível em: http://www.arquivosonline.com.br/pesquisartigos/Pdfs/1995/v64N4/640 40002.pdf>. Acesso em: 06 de novembro de 2021. PARANÁ. SEED. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Estado do Paraná. Curitiba, 2008. PRATI, S. R. A.; PRATI, A. R. C. Níveis de aptidão física e análise de tendências posturais em bailarinas clássicas Rev. Bras.Cineantropom. Desempenho Hum., 2006, v. 8, n. 1, p. 80-87. PRODANOV, Cleber Cristiano.Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. PUOLI, G. G. O ballet no Brasil e a economia criativa: evolução histórica e perspectivas para o século XXI. São Paulo, 2010. SILVA, José Eduardo Cezario da; Ballet Clássico: significados e vivências de pessoas adultas; João Pessoa- Paraíba; 2018. SILVA, Fabiana Sena da. Metodologia Científica e Pesquisa Aplicada/ Fabiana Sena da Silva. CB virtual2. João Pessoa-Paraíba. Ed. Universitária, 2011. STRAZZACAPPA, M. Dançando na Chuva... e no Chão de Cimento. In: FERREIRA, Sueli (Org.). O Ensino das Artes: Construindo Caminhos. Campinas, São Paulo: Papirus, 2001. ______. M. A tal “Dança Criativa”: afinal, que dança não seria? In: TOMAZZONI, A; WOSNIAK, C.; MARINHO, N. (Org.). Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010. THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez&Autores Associados, 1988. ______, Michel. Pesquisa-Ação nas Organizações. São Paulo: Atlas, 1997. TRIP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.31, n.3, p.443-446, set./dez. 2005. ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência/ Silvio Zamboni. -2. ed. Campinas, SP: Autores associados, 2001.- (Coleção polêmica do nosso tempo: 59).pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A prática do ballet clássico no ambiente escolar.pdfArquivo principal.1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.