DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4006
Title: Memória histórica, visual e paisagística do bairro Educandos (Manaus/AM)
Other Titles: Historical, visual and landscape memory of the Educandos neighborhood (Manaus/AM)
Authors: Souto, Calina Ramos de Brito
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Tatiana de Lima Pedrosa
Keywords: Memória;História;Paisagem;Silenciamento;Educandos;Manaus;Memory;History;Landscape;Silencing
Issue Date: 9-Mar-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: SOUTO, Calina Ramos de Brito. Memória histórica, visual e paisagística do bairro Educandos (Manaus/AM). 2022. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, PPGICH). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa se dedica em demostrar a relação entre Memória, História e Paisagem sobre o espaço urbano que compreende o bairro Educandos, Manaus/AM. Dissertar como esses elementos podem se concretizar nas paisagens que compreendem o bairro, utilizando de levantamento iconográfico como parte da análise dessas paisagens. A ideia central permeia em considerar o Educandos um bairro silenciado, esquecido, através de uma análise sobre sua Orla. Em seguida, faz-se uma análise sobre a memória e levantamento histórico para entender o que a história nos mostra sobre o processo de urbanização de Manaus, e sobre qual contexto histórico o bairro Educandos surgiu e se desenvolveu. A paisagem também é um elemento constituinte da abordagem teórica de analise dessa dissertação, que busca entender sobre conceitos e como as paisagens são entendidas como cenário e palco para os acontecimentos de uma sociedade, em que é sentida e interpretada segundo o ponto de vista do observador, e como a literatura aparece como ferramenta metodológica para compreender a paisagem da cidade de Manaus. O trabalho finaliza identificando através de entrevistas segundo o método da história oral, os lugares de memória segundo os moradores antigos do bairro, da perspectiva de quem viveu. Lugares estes que residem apenas em suas memórias, e que pode considerar como patrimônios culturais silenciados pela história cultural de Manaus/AM. Entendendo o Educandos como um bairro de valor histórico, social e cultural para a cidade de Manaus, que pode ser considerado uma paisagem silenciada, que assim como bairros mais antigos e afastados do centro sofreram com as desigualdades que encontramos na história de Manaus.
Abstract: This research is dedicated to demonstrate the correlation between Memory, History and Landscape on the urban space that surrounds the Educandos neighborhood, Manaus/AM. Disserting how these elements can materialize in the landscapes that surround the neighborhood, using iconographic survey as part of the analysis of these landscapes. The central idea permeates in considering Educandos a silenced, forgotten neighborhood, through an analysis of its river shore. Next, an analysis is made of memory and historical survey to understand what history shows us about the urbanization process of Manaus, and about what historical context the Educandos neighborhood emerged and developed. The landscape is also a constituent element of the theoretical approach of analysis of this dissertation, which seeks to understand about concepts and how landscapes are understood as a scenario and stage for the events of a society, in which it is felt and interpreted according to the point of view of the observer, and how literature appears as a methodological tool to understand the landscape of the city of Manaus. The work ends by identifying, through interviews according to the method of oral history, the places of memory according to the old residents of the neighborhood, from the perspective of those who lived. These places reside only in their memories, and which can be considered as cultural heritage silenced by the cultural history of Manaus/AM. Understanding Educandos as a neighborhood of historical, social and cultural value for the city of Manaus, which can be considered a silenced landscape, as well older and away neighborhoods from the center suffered from the inequalities that we find in the history of Manaus.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4006
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Memória histórica, visual e paisagística do bairro Educandos (Manaus-AM).pdfArquivo principal.18,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.