DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4006
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouto, Calina Ramos de Brito-
dc.date.available2022-06-03-
dc.date.available2022-06-09T14:19:59Z-
dc.date.issued2022-03-09-
dc.identifier.citationSOUTO, Calina Ramos de Brito. Memória histórica, visual e paisagística do bairro Educandos (Manaus/AM). 2022. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, PPGICH). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4006-
dc.description.abstractThis research is dedicated to demonstrate the correlation between Memory, History and Landscape on the urban space that surrounds the Educandos neighborhood, Manaus/AM. Disserting how these elements can materialize in the landscapes that surround the neighborhood, using iconographic survey as part of the analysis of these landscapes. The central idea permeates in considering Educandos a silenced, forgotten neighborhood, through an analysis of its river shore. Next, an analysis is made of memory and historical survey to understand what history shows us about the urbanization process of Manaus, and about what historical context the Educandos neighborhood emerged and developed. The landscape is also a constituent element of the theoretical approach of analysis of this dissertation, which seeks to understand about concepts and how landscapes are understood as a scenario and stage for the events of a society, in which it is felt and interpreted according to the point of view of the observer, and how literature appears as a methodological tool to understand the landscape of the city of Manaus. The work ends by identifying, through interviews according to the method of oral history, the places of memory according to the old residents of the neighborhood, from the perspective of those who lived. These places reside only in their memories, and which can be considered as cultural heritage silenced by the cultural history of Manaus/AM. Understanding Educandos as a neighborhood of historical, social and cultural value for the city of Manaus, which can be considered a silenced landscape, as well older and away neighborhoods from the center suffered from the inequalities that we find in the history of Manaus.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectSilenciamentopt_BR
dc.subjectEducandospt_BR
dc.subjectManauspt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectLandscapept_BR
dc.subjectSilencingpt_BR
dc.titleMemória histórica, visual e paisagística do bairro Educandos (Manaus/AM)pt_BR
dc.title.alternativeHistorical, visual and landscape memory of the Educandos neighborhood (Manaus/AM)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-09T14:19:59Z-
dc.contributor.advisor1Santos, Tatiana de Lima Pedrosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9092551911182193pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Tatiana de Lima Pedrosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9092551911182193pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Leandro Eustáquio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282659153268769pt_BR
dc.contributor.referee3Valle, Geraldo Jorge Tupinambá do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1696181829016668pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4210849900660630pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se dedica em demostrar a relação entre Memória, História e Paisagem sobre o espaço urbano que compreende o bairro Educandos, Manaus/AM. Dissertar como esses elementos podem se concretizar nas paisagens que compreendem o bairro, utilizando de levantamento iconográfico como parte da análise dessas paisagens. A ideia central permeia em considerar o Educandos um bairro silenciado, esquecido, através de uma análise sobre sua Orla. Em seguida, faz-se uma análise sobre a memória e levantamento histórico para entender o que a história nos mostra sobre o processo de urbanização de Manaus, e sobre qual contexto histórico o bairro Educandos surgiu e se desenvolveu. A paisagem também é um elemento constituinte da abordagem teórica de analise dessa dissertação, que busca entender sobre conceitos e como as paisagens são entendidas como cenário e palco para os acontecimentos de uma sociedade, em que é sentida e interpretada segundo o ponto de vista do observador, e como a literatura aparece como ferramenta metodológica para compreender a paisagem da cidade de Manaus. O trabalho finaliza identificando através de entrevistas segundo o método da história oral, os lugares de memória segundo os moradores antigos do bairro, da perspectiva de quem viveu. Lugares estes que residem apenas em suas memórias, e que pode considerar como patrimônios culturais silenciados pela história cultural de Manaus/AM. Entendendo o Educandos como um bairro de valor histórico, social e cultural para a cidade de Manaus, que pode ser considerado uma paisagem silenciada, que assim como bairros mais antigos e afastados do centro sofreram com as desigualdades que encontramos na história de Manaus.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - PPGICHpt_BR
dc.relation.referencesA “EXÓTICA” cidade flutuante de Manaus, 2016. Disponível em: <http://idd.org.br/acervo/exotica-cidade-flutuante-de-manaus2/>. Acesso em: 26 jul. 2017.ital, 2019. p. 13-84 AGASSIZ, Louis; AGASSIZ, Elizabeth Cary. Viagem ao Brasil. São Paulo: Editora Nacional, 1938. AMAZONAS ATUAL. Indenizações a vítimas de incêndio em Educandos somam R$ 11,3 milhões. Manaus, 28 de maio de 2020. Disponível em: https://amazonasatual.com.br/indenizacoes-a-vitimas-de-incendio-em-educandos-somam-r-113-milhoes. Acesso em: 06 jan. 2021. AMAZONAS, Claudio. Memórias do Alto da Bela Vista: Roteiro sentimental de Educandos. Manaus: Governo do Estado do Amazonas, 1996. ARAÚJO, Elizangela Francisca Sena. Os impactos arquitetônicos e urbanísticos do programa PROSAMIM na paisagem de Manaus. Dissertação de mestrado em sociedade e cultura da Amazônia. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2011. BARATO, Romullo; Milton Hatoum: Espaço e Literatura. 2016. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/787358/milton-hatoum-espaco-e-literatura. Acesso em: 20 set. 2020. BESSE, Jean-Marc. Ver a Terra. Seis ensaios sobre a paisagem e a geografia. São Paulo: Perspectiva S.A, 2014.20 set. 2020. CAUQUELIN, Anne. A Invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007. CORÁ, Maria Amélia Junduriam. Debates e usos das culturas. In: CORÁ, Maria Amélia Junduriam. Do material ao Imaterial: Patrimônios culturais do Brasil. São Paulo: Educ, 2014. P.35-68. COSTA, Deusa. Quando Viver Ameaça a Ordem Urbana: Trabalhadores de Manaus (1890-1915). Manaus: Valer e Fapeam, 2014. DIAS, Edinea Mascarenhas. A Ilusão do Fausto: Manaus 1890-1920. Manaus: Valer, 1999. DUARTE, Durango Martins. Manaus, entre o passado e o presente. 1º ed. Manaus: Mídia Ponto Comm, 2009. 268p. Duarte; GASNIER, Thierry Ray Jehlen (Org.). Cidade de Manaus: visões interdisciplinares. Manaus: Edua, 2003. Cap. 5. p. 151-180. EAGLETON, Terry. A ideia de Cultura. Lisboa: Temas e Debates: Actividades Editoriais, 2000. ELIAS, Nobert. O Processo Civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. FERREIRA, Evaldo. Vitória, início, meio e fim. Jornal do Commercio. Manaus. 07 de Maio 2021. Disponível em: https://www.jcam.com.br/noticias/vitoria-inicio-meio-e-fim/. Acesso em: 12 jan. 2022. G1 AMAZONAS. Incêndio no Educandos é o segundo maior da história do Amazonas, afirma Defesa Civil. Manaus, 18 de dezembro de 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2018/12/18/incendio-no-educandos-e-o-segundo-maior-do-amazonas-afirma-defesa-civil.ghtml. Acesso em: 07 jan. 2021. G1 AMAZONAS. Um ano após incêndio no Educandos em Manaus, famílias ainda relatam traumas. Manaus, 17 de dezembro de 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2019/12/17/um-apos-apos-incendio-no-educandos-em-manaus-familias-ainda-relatam-traumas.ghtml. Acesso em: 07 jan. 2021. GROBE, Cristiana Maria Petersen. Manaus e seus igarapés: A construção da cidade e representações (1880-1915). Dissertação de Mestrado em História. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2014. HATOUM, Milton. Cinzas do Norte. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. HATOUM, Milton. Dois Irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. JORNAL DA CIDADE. Estamos falando da Ponte do Educandos. Manaus, novembro de 1973. JORNAL DO COMEMERCIO. A Dimensão da Ponte o sonho de Educandos. Manaus, outubro de 1975. JORNAL DO COMMERCIO. Manaus 336 anos: bairros contam histórias. Manaus, outubro de 2005. JÚNIOR, Waldemir Rodrigues Costa; NOGUEIRA, Amélia Regina Batista. De Eduardo para Eduardo: A cidade sobre os igarapés. Revista Eletrônica Abaré. Manaus, Amazonas, 2010. JUNIOR, Waldick. Praia da Ponta Branca e os relatos de um paraíso perdido em Manaus. Jornal Em Tempo. Manaus, Abr. 2021. Disponível em: https://emtempo.com.br/amazonas/300263/praia-da-ponta-branca-e-os-relatos-de-um-paraiso-perdido-em-manaus?d=1. Acesso em: 12 jan. 2022. LATOUR, Bruno. Jamais Fomos Modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Editora34, 1994. LE GOFF, Jaques. Por amor às cidades. UNESP, São Paulo, 1998. LIMA, Natália Dias de Casado. A Belle Époque: Transformações urbanas, moda e influências no Rio de Janeiro. In: ANAIS DO XXIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-SP, 2018, Guarulhos. História e Democracia: precisamos falar sobre isso, Unifesp, 2018. p. 1-15. Disponível em: https://www.encontro2018.sp.anpuh.org/resources/anais/8/1530193939_ARQUIVO_artigo.pdf. Acesso em: 14 fev. 2022. LOURO, Francisca de Lourdes Souza. Geografando a cidade de Manaus em Três romances de Milton Hatoum. In: LOURO, Francisca de Lourdes Souza et al. Manaus de dois rios, gentes e matas: literatura e geografia dos sentimentos. Rio de Janeiro: Letra Capital. LYNCH, K. A Imagem da Cidade. Lisboa: Edições 70, 2014 MEDEIROS, Juliene Porto Cruz de. Ler a cidade: o rio de janeiro na obra de lima barreto. 2020. 288 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasilia, Brasilia, 2020 MESQUITA, Otoni. Manaus história e arquitetura: 1669 – 1915. Manaus: Valer, 2019. MOTTAIS, Pe. Pedro. Decreto de instalação da Nova Freguesia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. (Cópia do documento datilografado, parte do acervo da autora). [s. ed.], Manaus, 1941. NOGUEIRA, Edileuza de Melo; KUCK, Tahisa Neitzel; PARISE, Marcelo. Caracterização hidromorfológica da Bacia do Igarapé do Educandos e a correlação com registros de ocorrências da Defesa Civil, XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto – SBSR, João Pessoa, p. 5297 – 5304, abril, 2015. NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10, p. 07-28, Julho, 1993. NUNES, Paulo André. Patrimônio Imaterial, carnaval do Educandos ganha novo local: Avenida Lourenço Braga. Jornal Acrítica. Manaus, s/p. fev. 2019. Disponível em: https://www.acritica.com/channels/especiais/news/patrimonio-imaterial-carnaval-de-educandos-ganha-novo-endereco-este-ano. Acesso em: 12 jan. 2022. OBSERVATORIO METROPOLES. A crise hídrica e a privatização da água em Campina Grande. Paraíba, 11 novembro de 2017. Disponível em: https://www.observatoriodasmetropoles.net.br/crise-hidrica-e-privatizacao-da-agua-em-campina-grande/ OLIVEIRA, José Aldemir de; ALECRIM, José Duarte; GASNIER, Thierry Ray Jehlen (Org.). Cidade de Manaus: visões interdisciplinares. Manaus: Edua, 2003. Cap. 5. p. 151-180. PESAVENTO, Sandra Jatahy. O Imaginário da cidade: visões literárias do urbano. Visões Literárias do Urbano. Porto Alegre: Universidade/ufrgs, 1999. POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, p. 3-15, 1989. SANTIAGO, Andréia Carla Rossy de Sally. Espacialização da Criminalidade: Um estudo sobre a relação entre densidade demográfica e violência em Manaus, AM. Dissertação de Mestrado em Geografia, Universidade do Amazonas, Manaus, 2016. SANTOS, Tatiana de Lima Pedrosa. Lugares de nossas memórias: a baratinha. In: XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 28., 2015, Florianópolis. LUGARES DOS NOVOS HISTORIADORES: VELHOS E NOVOS DESAFIOS. Florianopolis: Anpuh, 2015. p. 1-11. Disponível em: https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548945016_0f381ee83425cfb92c8d4d8dc66f35fb.pdf. Acesso em: 14 fev. 2022. SILVA, Patrícia Rodrigues da. Disputando espaços, Construindo sentidos: Vivências, trabalhos e embates na área da Manaus Moderna (Manaus/AM – 1967 - 2010). Tese de Doutorado em História Social. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2011. SOUZA, Leno José Barata. Manaus Flutuante: Uma Manaus sobre as Águas (1920-1967). Dissertação de Doutorado em História Social. São Paulo: Universidade Católica de São Paulo, 2010. SOUZA, Leno José Barata. Manaus: da “Zirma” dos viajantes a “Maurília” dos historiadores. Revista Cordis, São Paulo, v.1. p.1-24, 2008. VALLE, Arthemisia de Souza; OLIVEIRA, José Aldemir de (Org.). A cidade de Manaus: análise da produção do espaço urbano a partir dos igarapés. In: OLIVEIRA, José Aldemir de; ALECRIM, José VELLOSO, Rui (org.). Projeto GEO cidades: relatório ambiental urbano integrado. Manaus: Consórcio Parceria 21, 2002. VILLANOVA, Simone. Entre a barbarie e a civilização: o teatro de palha na visão do viajante robert ave-lallemant. In: CARVALHO JUNIOR, Almir Diniz de; NORONHA, Nelson Matos de (org.). A Amazônia dos viajantes. Manaus: Edua, 2011. p. 105-123. WEISSHEIMER, Maria Regina (Org.). Paisagem Cultural. Livreto (material digital). Brasília: DEPAM/IPHAN, 2009. Entrevistas AMAZONAS, Claudio. Entrevista concedida a Calina Ramos de Brito Souto. Manaus, 28 de outubro de 2021. AMAZONAS, Erasmo. Entrevista concedida a Calina Ramos de Brito Souto. Manaus, 29 de outubro de 2021. ARAÚJO, Maria Auxiliadora Rocha de. Entrevista concedida a Calina Ramos de Brito Souto. Manaus, 02 de outubro de 2021. BARBOSA, Pedro Afonso. Entrevista concedida a Calina Ramos de Brito Souto. Manaus, 08 de fevereiro de 2022. CARDOSO, Gil Eanes. Entrevista concedida a Calina Ramos de Brito Souto. Manaus, 04 de outubro de 2021. CRUZ, Adelacy. Entrevista concedida a Calina Ramos de Brito Souto. Manaus, 22 de novembro de 2021. CASTRO, Cleoberto Lopes. Entrevista concedida a Calina Ramos de Brito Souto. Manaus, 13 de outubro de 2021. LIRA, Idanilda S. de. Entrevista concedida a Calina Ramos de Brito Souto. Manaus, 22 de novembro de 2021. LIRA, Wathson Nogueira de. Entrevista concedida a Calina Ramos de Brito Souto. Manaus, 22 de novembro de 2021. LOMAR, Hedy. Entrevista concedida a Calina Ramos de Brito Souto. Manaus, 28 de outubro de 2021. MILONE, Walter. Entrevista concedida a Calina Ramos de Brito Souto. Manaus, 04 de outubro de 2021. MESQUITA, Otoni. Entrevista concedida a Calina Ramos de Brito Souto. Manaus, 08 de fevereiro de 2022. NILSE, Maria. Entrevista concedida a Calina Ramos de Brito Souto. Manaus, 28 de outubro de 2021. ROCHA, Joana D’arc. Entrevista concedida a Calina Ramos de Brito Souto. Manaus, 22 de novembro de 2021. ROCHA, Maria Nazaré Cunha. Entrevista concedida a Calina Ramos de Brito Souto. Manaus, 22 de novembro de 2021. SILVA, Maria de Fátima Pereira da. Entrevista concedida a Calina Ramos de Brito Souto. Manaus, 22 de novembro de 2021.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memória histórica, visual e paisagística do bairro Educandos (Manaus-AM).pdfArquivo principal.18,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.