Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/385
Title: | Modelagem matemática – Um modelo matemático para o jogo Torre de Hanói com alunos do ensino médio da Escola Estadual de Educação Específica Mayara Redman Abdel Aziz – NAAH/S |
Other Titles: | Mathematical modeling - A mathematical model for the game Tower of Hanoi with high school students from State School Of Specific Education Mayara Redman Abdel Aziz - NAAH / S |
Authors: | Maia Filho, Francisco Ribeiro Alves Amorim Neto, Alcides de Castro |
Keywords: | Modelagem Matemática;Torre de Hanói;Função;Progressão Geométrica |
Issue Date: | 17-Aug-2017 |
Publisher: | Universidade do Estado do Amazonas |
Abstract: | Neste trabalho, sugere-se a Modelagem Matemática como estratégia no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, apresenta-se uma proposta de atividade de modelagem que viabiliza discutir os conceitos de Função, Progressão Aritmética e Progressão Geométrica. Dessa forma, toma-se o jogo Torre de Hanói e desenvolve-se um modelo matemático que permite calcular-se o número mínimo de jogadas para resolver o jogo, de acordo com o número de discos estabelecidos, relacionando Função e Progressão Geométrica. O Principal objetivo é utilizar a Modelagem Matemática como metodologia de ensino e aprendizagem, no combatem ao quadro de desinteresse pelo estudo da Matemática de grande parte dos alunos dos ensinos fundamental e médio. As análises qualitativas e quantitativas realizadas neste estudo sinalizaram de forma positiva para o uso da Modelagem Matemática em sala de aula. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/385 |
Appears in Collections: | ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Modelagem Matemática Um Modelo Matemático Para O Jogo.pdf | 416,98 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License