DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/385
Título: Modelagem matemática – Um modelo matemático para o jogo Torre de Hanói com alunos do ensino médio da Escola Estadual de Educação Específica Mayara Redman Abdel Aziz – NAAH/S
Título(s) alternativo(s): Mathematical modeling - A mathematical model for the game Tower of Hanoi with high school students from State School Of Specific Education Mayara Redman Abdel Aziz - NAAH / S
Autor(es): Maia Filho, Francisco Ribeiro Alves
Amorim Neto, Alcides de Castro
Palavras-chave: Modelagem Matemática;Torre de Hanói;Função;Progressão Geométrica
Data do documento: 17-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Neste trabalho, sugere-se a Modelagem Matemática como estratégia no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, apresenta-se uma proposta de atividade de modelagem que viabiliza discutir os conceitos de Função, Progressão Aritmética e Progressão Geométrica. Dessa forma, toma-se o jogo Torre de Hanói e desenvolve-se um modelo matemático que permite calcular-se o número mínimo de jogadas para resolver o jogo, de acordo com o número de discos estabelecidos, relacionando Função e Progressão Geométrica. O Principal objetivo é utilizar a Modelagem Matemática como metodologia de ensino e aprendizagem, no combatem ao quadro de desinteresse pelo estudo da Matemática de grande parte dos alunos dos ensinos fundamental e médio. As análises qualitativas e quantitativas realizadas neste estudo sinalizaram de forma positiva para o uso da Modelagem Matemática em sala de aula.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/385
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modelagem Matemática Um Modelo Matemático Para O Jogo.pdf416,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons