Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/385
Título: | Modelagem matemática – Um modelo matemático para o jogo Torre de Hanói com alunos do ensino médio da Escola Estadual de Educação Específica Mayara Redman Abdel Aziz – NAAH/S |
Título(s) alternativo(s): | Mathematical modeling - A mathematical model for the game Tower of Hanoi with high school students from State School Of Specific Education Mayara Redman Abdel Aziz - NAAH / S |
Autor(es): | Maia Filho, Francisco Ribeiro Alves Amorim Neto, Alcides de Castro |
Palavras-chave: | Modelagem Matemática;Torre de Hanói;Função;Progressão Geométrica |
Data do documento: | 17-Ago-2017 |
Editor: | Universidade do Estado do Amazonas |
Abstract: | Neste trabalho, sugere-se a Modelagem Matemática como estratégia no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, apresenta-se uma proposta de atividade de modelagem que viabiliza discutir os conceitos de Função, Progressão Aritmética e Progressão Geométrica. Dessa forma, toma-se o jogo Torre de Hanói e desenvolve-se um modelo matemático que permite calcular-se o número mínimo de jogadas para resolver o jogo, de acordo com o número de discos estabelecidos, relacionando Função e Progressão Geométrica. O Principal objetivo é utilizar a Modelagem Matemática como metodologia de ensino e aprendizagem, no combatem ao quadro de desinteresse pelo estudo da Matemática de grande parte dos alunos dos ensinos fundamental e médio. As análises qualitativas e quantitativas realizadas neste estudo sinalizaram de forma positiva para o uso da Modelagem Matemática em sala de aula. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/385 |
Aparece nas coleções: | ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Modelagem Matemática Um Modelo Matemático Para O Jogo.pdf | 416,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons