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http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/385
Titel: | Modelagem matemática – Um modelo matemático para o jogo Torre de Hanói com alunos do ensino médio da Escola Estadual de Educação Específica Mayara Redman Abdel Aziz – NAAH/S |
Sonstige Titel: | Mathematical modeling - A mathematical model for the game Tower of Hanoi with high school students from State School Of Specific Education Mayara Redman Abdel Aziz - NAAH / S |
Autor(en): | Maia Filho, Francisco Ribeiro Alves Amorim Neto, Alcides de Castro |
Stichwörter: | Modelagem Matemática;Torre de Hanói;Função;Progressão Geométrica |
Erscheinungsdatum: | 17-Aug-2017 |
Herausgeber: | Universidade do Estado do Amazonas |
Zusammenfassung: | Neste trabalho, sugere-se a Modelagem Matemática como estratégia no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, apresenta-se uma proposta de atividade de modelagem que viabiliza discutir os conceitos de Função, Progressão Aritmética e Progressão Geométrica. Dessa forma, toma-se o jogo Torre de Hanói e desenvolve-se um modelo matemático que permite calcular-se o número mínimo de jogadas para resolver o jogo, de acordo com o número de discos estabelecidos, relacionando Função e Progressão Geométrica. O Principal objetivo é utilizar a Modelagem Matemática como metodologia de ensino e aprendizagem, no combatem ao quadro de desinteresse pelo estudo da Matemática de grande parte dos alunos dos ensinos fundamental e médio. As análises qualitativas e quantitativas realizadas neste estudo sinalizaram de forma positiva para o uso da Modelagem Matemática em sala de aula. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/385 |
Enthalten in den Sammlungen: | ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
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