DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3534
Title: A resolução de problemas contextualizados sobre análise combinatório na 2º série do ensino médio
Other Titles: Solving contextualized problems on combinatorial analysis in the 2nd grade of high school
Authors: Duarte, Débora Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Helisângela Ramos da
Keywords: Análise combinatória;Combinatorial analysis;Ensino médio;High school;Avaliação de aprendizagem;Learning assessment
Issue Date: 26-Nov-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: DUARTE, Débora Alves. A resolução de problemas contextualizados sobre análise combinatório na 2º série do ensino médio. 2019. 48 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: O tema surge quando observa-se a metodologia utilizada pelos professores de Matemática, revelando a grande dificuldade que os alunos enfrentam com esses conteúdos no início 2° bimestre do 2° ano do ensino médio, principalmente pelo fato de envolverem a interpretação dos problemas contextualizados. Nota-se também que, às vezes, por ter que enfrentar a dificuldade de interpretação dos alunos, o professor prefere não utilizar a resolução de problemas contextualizados como uma metodologia de ensino. o presente trabalho teve como objetivos específicos: elaborar atividades utilizando resolução de problemas contextualizados sobre combinação, permutação e arranjo simples; aplicar as atividades em uma turma do ensino médio de escola pública estadual; observar a aplicação de atividades contextualizadas por outros estagiários em outras turmas; descrever como os alunos utilizam as etapas da resolução de problemas, nos conteúdos de combinação, permutação e arranjo simples e por fim, avaliar os resultados obtidos após a aplicação das atividades propostas através de questionários e avaliação de aprendizagem, analisando as contribuições e dificuldades dos alunos para utilização da metodologia da resolução de problemas contextualizados.
Abstract: The theme arises when observing the methodology used by Mathematics teachers, revealing the great difficulty that students face with these contents at the beginning of the 2nd bimester of the 2nd year of high school, mainly because they involve the interpretation of contextualized problems. It is also noted that, sometimes, due to the difficulty of interpreting students, the teacher prefers not to use contextualized problem solving as a teaching methodology. the present work had as specific objectives: to elaborate activities using contextualized problem solving about combination, permutation and simple arrangement; apply the activities in a high school class of a state public school; observe the application of activities contextualized by other interns in other classes; describe how students use the steps of problem solving, in the combination, permutation and simple arrangement contents and, finally, evaluate the results obtained after applying the proposed activities through questionnaires and learning assessment, analyzing the contributions and difficulties of the students to use the contextualized problem solving methodology.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3534
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.