DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3534
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDuarte, Débora Alves-
dc.date.available2021-11-08T18:40:31Z-
dc.date.issued2019-11-26-
dc.identifier.citationDUARTE, Débora Alves. A resolução de problemas contextualizados sobre análise combinatório na 2º série do ensino médio. 2019. 48 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3534-
dc.description.abstractThe theme arises when observing the methodology used by Mathematics teachers, revealing the great difficulty that students face with these contents at the beginning of the 2nd bimester of the 2nd year of high school, mainly because they involve the interpretation of contextualized problems. It is also noted that, sometimes, due to the difficulty of interpreting students, the teacher prefers not to use contextualized problem solving as a teaching methodology. the present work had as specific objectives: to elaborate activities using contextualized problem solving about combination, permutation and simple arrangement; apply the activities in a high school class of a state public school; observe the application of activities contextualized by other interns in other classes; describe how students use the steps of problem solving, in the combination, permutation and simple arrangement contents and, finally, evaluate the results obtained after applying the proposed activities through questionnaires and learning assessment, analyzing the contributions and difficulties of the students to use the contextualized problem solving methodology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectCombinatorial analysispt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning assessmentpt_BR
dc.titleA resolução de problemas contextualizados sobre análise combinatório na 2º série do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeSolving contextualized problems on combinatorial analysis in the 2nd grade of high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-08T18:40:31Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Helisângela Ramos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594094566656197pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Nadime Mustafá-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4822173026595958pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Jeanne Moreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3452575521411050pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3733112945193753pt_BR
dc.description.resumoO tema surge quando observa-se a metodologia utilizada pelos professores de Matemática, revelando a grande dificuldade que os alunos enfrentam com esses conteúdos no início 2° bimestre do 2° ano do ensino médio, principalmente pelo fato de envolverem a interpretação dos problemas contextualizados. Nota-se também que, às vezes, por ter que enfrentar a dificuldade de interpretação dos alunos, o professor prefere não utilizar a resolução de problemas contextualizados como uma metodologia de ensino. o presente trabalho teve como objetivos específicos: elaborar atividades utilizando resolução de problemas contextualizados sobre combinação, permutação e arranjo simples; aplicar as atividades em uma turma do ensino médio de escola pública estadual; observar a aplicação de atividades contextualizadas por outros estagiários em outras turmas; descrever como os alunos utilizam as etapas da resolução de problemas, nos conteúdos de combinação, permutação e arranjo simples e por fim, avaliar os resultados obtidos após a aplicação das atividades propostas através de questionários e avaliação de aprendizagem, analisando as contribuições e dificuldades dos alunos para utilização da metodologia da resolução de problemas contextualizados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAUSUBEL, D.P. et al. Psicologia educativa: um ponto de vista cognitivo.2. ed. México: Trillas,1983. AUSUBEL, D.P., NOVAK, J.D. and HANESIAN, H. Educatiollal psychology: a cognitive view. 2 ed. Nova York, Holt, Rinehart and Winston, 1978. BOYER, Carl Benjamin. História da matemática: tradução; Elza F, Gomide. São Paulo, Edgard Blucher, Ed. da Universidade de São Paulo, 1974. BRASIL. Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Disponível em: portal/MEC.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciasnatureza.pdf. Acesso em: 12 de maio de 2019. COMBINAÇÃO SIMPLES. Amino, 2017. Disponível em: https://aminoapps.com/c/enemamino1/page/blog/analisecombinatoriaparte3/Z6Bk_WW3tBu0jZQXQKXvV16Xe7KgzrYY3Eo#:~:targetText=Em%20um%20torneio%20de%20futsal,esses%20resultados%20podem%20ter%20ocorrido%3F. Acesso em: 20 de maio de 2019. DESLAURIERS, J.P. Recherche Qualitative. Montreal: McGraw Hill, 1991. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. 8. reimp. São Paulo: Atlas, 2006. LETTE, Laurinda; AFONSO, Ana Sofia. Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: característica, organização e supervisão. Universidade de Minho. Ano XIV. Número 48, novembro 2001. Disponível em: 28 http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/5538. Acesso em 24 de Abril de 2019. PESSOA, Cristiane & BORBA, Rute. Quem dança com quem: o desenvolvimento do raciocínio combinatório de crianças de 1ª a 4ª série. ZETETIKÉ – Cempem – FE – Unicamp, v. 17, jan-jun, 2009. POLYA, G. (George), A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático/ G. Polya; tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araujo. – 2. reimpr. – Rio de Janeiro: interciência, 1995. 196p. SCHLIEMANN, A. A compreensão da análise combinatória: desenvolvimento, aprendizagem escolar e experiência diária. In: CARRAHER, T.N; Carraher, D. W. & Schliemann, A. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1988. SILVA Circe Mary da Silva; SIQUEIRA FILHO, Moysés Gonçalves. Matemática: Resolução de Problemas. Brasília: Líber Livro, 2011. SOUSA, Ariana Bezerra. A resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da Matemática. Universidade Católica de Brasília, 2005. Acesso em 05 de outubro de 2019. Disponível em: https://docplayer.com.br/3418452-A-resolucao-de-problemas-como-estrategia-didatica-para-o-ensino-da-matematica.html TREINAMENTO EM ANÁLISE COMBINATÓRIA PARA O ENEM. PROFESSOR LUIZ BOLINHA, 2014. Disponível em: http://professorluizbolinha.blogspot.com/2014_10_12_archive.html. Acesso em: 15 de maio de 2019. WIELEITNER, H. Historia de la Matematica.Barcelona: Labor. 1932. p.134.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A resolução de problemas contextualizados sobre análise combinatória na 2º série do ensino médio.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.