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Titel: A prática da dança e o exercício da autonomia: um estudo de caso na escola de tempo integral Lecita Ramos Fonseca – Seduc/Manaus
Autor(en): Lira, Anne Victória Nascimento de
Stichwörter: Dança;;Autonomia;;Práticas pedagógicas;
Erscheinungsdatum: 25-Mär-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zusammenfassung: This research presents a case study about a dance project developed at the Lecita Ramos School of the city of Manaus. It arose in order to answer the questioning related to the stimulation of autonomy in dance classes, aiming to investigate the pedagogical practices of the teacher and relate them in the light of authors and theories of the area. It brings speeches by researchers from Dance and Pedagogical Doing, such as Marques (2003) and Freire (2011). It is focused on the analysis of data obtained through observation of classes and access to documents that guide the school dance project. According to Gil (2010), it is considered as a Strategic Basic Research - aimed at the achievement of new knowledge in order to solve recognized problems addressed to large areas. And as Exploratory Research - Proposal to bring greater familiarity to the problems exposed, aiming to build hypotheses. From this context, it was proposed dialogues of the pedagogical practice of the dance teacher of the institution in question and the knowledge transmitted by the theorists about making art in school and promoting the autonomy generated by this practice. The research is of a qualitative nature in an approach that seeks to deepen a certain existing situation. The results were satisfactory, the classes taught are a great factor in the process of building autonomy that the participating students showed to have. Concluding and answering the instigating question of this research.
Beschreibung: Esta pesquisa apresenta um estudo de caso sobre um projeto de dança desenvolvido em na Escola de tempo integral Lecita Ramos da cidade de Manaus. Surgiu no intuito de responder o questionamento relacionado ao estimulo da autonomia nas aulas de dança, objetivando investigar as práticas pedagógicas do professor e relaciona-las a luz de autores e teorias da área. Traz discursos de pesquisadores da Dança e do fazer pedagógico, como Marques (2003) e Freire (2011). Está centrada na análise dos dados obtidos por meio de observação das aulas e pelo acesso a documentos norteadores do projeto de dança da escola. Segundo Gil (2010) é considerada na sua finalidade como uma Pesquisa Básica Estratégica - Voltada ao alcance de novos conhecimentos em vista de solucionar reconhecidos problemas direcionados a amplas áreas. E como Pesquisa Exploratória – Proposta a trazer maior familiaridade aos problemas expostos, visando construir hipóteses. A partir deste contexto, foi proposta diálogos da pratica do fazer pedagógico do professor de dança da instituição em questão e o saber transmitido pelos teóricos referidos acerca do fazer arte na escola e a promoção da autonomia gerada por esta prática. A investigação é de natureza qualitativa numa abordagem que deseja gerar aprofundamento em determinada situação já existente. Os resultados mostraram-se satisfatórios, as aulas ministradas são um grande fator no processo da construção de autonomia que os alunos participantes mostraram ter. Concluindo e respondendo a questão instigadora desta referida pesquisa.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1655
Enthalten in den Sammlungen:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



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