DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1506
Titel: A influência do PIBID na formação docente no centro educativo Nossa Senhora das Graças em Parintins AM
Sonstige Titel: The influence of PIBID on teacher education at the Nossa Senhora das Graças educational center in Parintins AM
Autor(en): Silva, Joelson Evangelista Guimarães da
Stichwörter: PIBID;Formação Docente;Teoria e Prática;Desenvolvimento Prof
Erscheinungsdatum: 7-Mär-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zusammenfassung: This course completionwork aimed analyzeand reflect on the learning and challenges that influenced the understandingof the teacher training of the participants of the InstitutionalProgram of the Initiation to Teaching Grant (PIBID)of the Pedagogy course of(CESP) UEA at the Centro Educativo Nossa Senhora das Graças (CENSG). Through this objective, we show that the more prolonged contact with the regular school context become decisive for:theimprovement of the teaching practice, the decision to follow or not in the teaching careerand that research is an essential element for understandingthe teacher education policies, insofar as it clarifies their determinations. For this, the study counted important authors like, Borges (2013), Ghedin (2011), Virginio (2005), Wachowicz (2001), Garcia (1999)among other current and classic presented in the text. The research was developed by the dialectic approach,having as a procedure method the action research, andthe data were collected by interviewtechniques mediated by a semi-structured questionnaire,and later thesame questions worked as closed questionnaire applied. The study environmentwas the Our Lady of Grace Educational Center and the survey agents added 09 members of the Pedagogy course. We put as final considerations the positive and negative elements thatremained as learning for teacher training through the Institutional Program of Initiation to Teaching( PIBID).
Beschreibung: Este trabalho de conclusão de curso objetivou Analisar e refletir sobre as aprendizagens e desafios que influenciaram na compreensão da formação docente dos participantes do Programa Institucional de bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de Pedagogia, do CESP (UEA) no Centro Educativo Nossa Senhora das Graças (CENSG). Através deste objetivo, evidenciou-se que o contato mais prolongado com o contexto escolar de ensino regular, se torna decisivo para: a melhora da prática docente, a decisão de seguir ou não na carreira docente e, que a pesquisa é elemento imprescindível para a compreensão das politicas de formação docente, na medida em que nos esclarece suas determinações. Para isso, o estudo contou com autores importantes como, Borges (2013), Ghedin (2011), Virginio (2005), Wachowiscz(2015), Garcia (1999)dentre outros atuais e clássicos apresentados notexto. Apesquisa foi desenvolvida pela abordagem da dialética, tendo como método de procedimentos a pesquisa-ação, sendo que,os dadosforamcoletados pelas técnicas de entrevista mediadas por um questionário semiestruturado, sendo que posteriormente, as mesmas questões funcionaram como questionário aplicado fechado. O ambiente de estudo foi o Centro Educativo Nossa Senhora das Graças e os agentes da pesquisa somam 09integrantes do pibid do curso de Pedagogia. Colocamos como considerações finais os elementos positivos e negativos que ficaram como aprendizado para a formação docenteatravés do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência(PIBID).
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1506
Enthalten in den Sammlungen:TMP



Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons