DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/989
Título: A utilização das tics no ensino e aprendizagem de física no Amazonas: uma revisão sistemática
Título(s) alternativo(s): The use of tics in the teaching and learning of physics in Amazonas: a systematic review
Autor(es): Monte, Raphael dos Santos
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem de Física;Physics Teaching and Learning;Revisão Sistemática;Systematic review;Tics;Simulators;Simuladores;Significant Learning;Aprendizagem Significativa
Data do documento: 2-Ago-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: In this work we present a Systematic Review on the use of Information and Communication Technologies (Tics) in Teaching and Learning of Physics. The purpose of this review is how Tics are being used in Amazonas if teachers are able to use these tools or simulators and describe whether there has been improvement from the point of view of students and teachers. The activities proposed in this review are mostly based on Ausubel's Significant Learning, which proposes tacitly that the learner's knowledge subsumes, should be taken into account. In order to make this systematic review, articles, monographs and dissertations were used, totalizing ten from which relevant data were extracted for the proposed theme, which described the great problems with regard to the use of technology by teachers, and the enthusiasm of the students who were able to understand physics and was able to extract their concepts. In this way for better elucidation was also presented the State of Art. The methodological procedures followed two stages, where the material to be collected was separated, the results all based on the text, where finally the main ideas were extracted and from some information given part SEDUC-AM, a suggestion was made to improve the teaching physics and the use of Tics
Descrição: Neste trabalho apresentamos uma Revisão Sistemática sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (Tics) no Ensino e Aprendizagem de Física. O objetivo dessa revisão é mostrar de que forma as Tics estão sendo utilizadas no Amazonas, se os professores estão capacitados para usar essas ferramentas ou simuladores e descrever se houve melhoria do ponto de vista de Alunos e de professores. As atividades propostas nessa revisão são em sua maioria baseadas na Aprendizagem Significativa de Ausubel que propõe de forma tácita que se devam levar em consideração os conhecimentos do aprendiz, subsunçores. Para fazer essa revisão sistemática foram utilizados artigos, monografia e dissertações totalizando dez de onde foram extraídos dados relevantes para o tema proposto, onde foram descrita as grandes problemáticas com relação ao uso da tecnologia por parte dos professores, e o entusiasmo dos alunos que conseguiram entender a física e se conseguiu extrair seus conceitos. Desta forma para melhor elucidação foi apresentado também o Estado da Arte. Os procedimentos metodológicos seguiram duas etapas, onde se separou o material que seria coletado, os resultados todos baseados nos texto, onde por fim se extraíram as principais ideias e a partir de algumas informações dadas peça SEDUC-AM, foi apresentada uma sugestão para melhoria do ensino de física e a utilização de Tics.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/989
Aparece nas coleções:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização das tics no ensino e aprendizagem de física no Amazonas uma revisão sistemática.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons