DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/987
Título: A avaliação do desempenho da relação entre as disciplinas de Física e Matemática
Título(s) alternativo(s): The evaluation of the performance of the relationship between the disciplines of Physics and Mathematics
Autor(es): Lima, Roberth Crystiano Nunes
Palavras-chave: Matemática e Física;Mathematics and Physics;Teste de correlação;Correlation test;Desempenho dos alunos de Física;Performance of physics students
Data do documento: 26-Jul-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Qualitative studies of student performance in Physics and Mathematics class are found in the literature reporting the relationship between class, but few quantitatively evaluate this performance and its statistical correlation. In the city of Manaus data on performance in both class are provided by State Secretary of Education - SEDUC, but there is not in-depth investigation into this. The aim of this research were to analyze in a statistical way, the correlation of the degree of academic performance in the mathematics and physics class, as well as to discuss topics such as interdisciplinarity, Ausubel's meaningful learning theory, and PCN's between the two class. The research had as a theoretical contribution the bibliographic review constituted by several types of publications such as: books, papers, legal documents etc. The Pearson product‐moment correlation is about 0.454 and 0.782. The correlations are significant at the p < 0.01 level. This study suggests that mathematical ability is a primary influence on performance in the physics class.
Descrição: Estudos qualitativos do desempenho de alunos em Física e Matemática são encontrados na literatura relatando a relação entre as duas disciplinas, porém poucos avaliam de forma quantitativa esse desempenho e sua correlação estatística. Na cidade de Manaus dados a respeito do desempenho nas duas disciplinas são disponibilizados pela SEDUC, mas não há uma investigação aprofundada a respeito. O objetivo desta pesquisa foi analisar de forma estatística, a correlação do grau de desempenho acadêmico nas disciplinas de matemática e física, além de trazer para a discussão os temas como interdisciplinaridade, a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, e os PCN’s entre as duas disciplinas. A pesquisa teve como aporte teórico a revisão bibliográfica constituída por diversos tipos de publicações como: livros, livros digitais, artigos, documentos legais etc. A correlação de Pearson variou entre 0,454 e 0,782. A correlação é significante para p < 0,01. O estudo sugere que o conhecimento da Matemática influencia no desempenho em Física.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/987
Aparece nas coleções:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avaliação do desempenho da relação entre as disciplinas de Física e Matemática.pdf816,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons