DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/987
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Roberth Crystiano Nunes-
dc.date.available2018-08-02T15:14:18Z-
dc.date.issued2018-07-26-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/987-
dc.descriptionEstudos qualitativos do desempenho de alunos em Física e Matemática são encontrados na literatura relatando a relação entre as duas disciplinas, porém poucos avaliam de forma quantitativa esse desempenho e sua correlação estatística. Na cidade de Manaus dados a respeito do desempenho nas duas disciplinas são disponibilizados pela SEDUC, mas não há uma investigação aprofundada a respeito. O objetivo desta pesquisa foi analisar de forma estatística, a correlação do grau de desempenho acadêmico nas disciplinas de matemática e física, além de trazer para a discussão os temas como interdisciplinaridade, a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, e os PCN’s entre as duas disciplinas. A pesquisa teve como aporte teórico a revisão bibliográfica constituída por diversos tipos de publicações como: livros, livros digitais, artigos, documentos legais etc. A correlação de Pearson variou entre 0,454 e 0,782. A correlação é significante para p < 0,01. O estudo sugere que o conhecimento da Matemática influencia no desempenho em Física.pt_BR
dc.description.abstractQualitative studies of student performance in Physics and Mathematics class are found in the literature reporting the relationship between class, but few quantitatively evaluate this performance and its statistical correlation. In the city of Manaus data on performance in both class are provided by State Secretary of Education - SEDUC, but there is not in-depth investigation into this. The aim of this research were to analyze in a statistical way, the correlation of the degree of academic performance in the mathematics and physics class, as well as to discuss topics such as interdisciplinarity, Ausubel's meaningful learning theory, and PCN's between the two class. The research had as a theoretical contribution the bibliographic review constituted by several types of publications such as: books, papers, legal documents etc. The Pearson product‐moment correlation is about 0.454 and 0.782. The correlations are significant at the p < 0.01 level. This study suggests that mathematical ability is a primary influence on performance in the physics class.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática e Físicapt_BR
dc.subjectMathematics and Physicspt_BR
dc.subjectTeste de correlaçãopt_BR
dc.subjectCorrelation testpt_BR
dc.subjectDesempenho dos alunos de Físicapt_BR
dc.subjectPerformance of physics studentspt_BR
dc.titleA avaliação do desempenho da relação entre as disciplinas de Física e Matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe evaluation of the performance of the relationship between the disciplines of Physics and Mathematicspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-02T15:14:18Z-
Appears in Collections:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
avaliação do desempenho da relação entre as disciplinas de Física e Matemática.pdf816,94 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons