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Título: Estilos cognitivos de aprendizagem: uma concepção voltada para o ensino da Física no Ensino Médio.
Título(s) alternativo(s): Cognitive styles of learning: a conception directed to the teaching of Physics in High School.
Autor(es): Cordeiro, Clara Dias Reis
Palavras-chave: Estilos cognitivos;Cognitive styles;Aprendizagem Escolar;School Learning;Metodologia de Ensino na Física;Methodology of Teaching in Physics
Data do documento: 26-Jul-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The present work shows the Cognitive Styles of Learning as an alternative methodology to change the teaching of Physics in High School, according to the way in which the student feels more comfortable and attracted in absorbing knowledge. It is not today that the teaching of the exact sciences is becoming more and more arduous, many reasons contribute to this fact and some of them are linked not only to the didactics of the teacher but to something more intimate, as the student deals with what is proposed to it and how it reacts to this content. The Cognitive Styles of Learning are linked to the psychological of the student, identifying him, there is how to present the content in the most convenient way, improving the performance of the same and tracing improvements in the teaching. Many students present difficulties in learning the mathematical and mainly physical curriculum components, making it clear that classroom teaching is not being as effective. Teachers are the first ones to be questioned, their didactics and even the mastery of content are put into evaluation. Each learner has his speed to understand what is proposed to him, an intimate way of processing and putting into practice such acquired knowledge, that is, a Cognitive Learning Style.
Descrição: O presente trabalho mostra os Estilos Cognitivos de Aprendizagem como uma metodologia alternativa para mudar o ensino da Física no Ensino Médio, de acordo com a maneira na qual o aluno sente-se mais confortável e atraído em absorver conhecimento. Não é de hoje que o ensino das ciências exatas está cada vez mais árduo, muitos motivos contribuem para tal fato e alguns deles estão ligados não somente a didática do professor mas sim, a algo mais íntimo, como o aluno lida com que é proposto a ele e como ele reage a este conteúdo. Os Estilos Cognitivos de Aprendizagem estão ligados ao psicológico do aluno, identificando-o, há como apresentar o conteúdo da maneira mais conveniente, melhorando o rendimento do mesmo e traçando melhorias no ensino. Muitos alunos apresentam dificuldades no aprendizado dos componentes curriculares matemática e principalmente Física, deixando claro que o ensino da sala de aula não está sendo tão eficaz. Os professores são os primeiros a serem indagados, são colocados em avaliação sua didática e até mesmo o domínio do conteúdo. Cada aprendiz possui sua velocidade para compreender o que lhe é proposto, uma maneira íntima de processar e colocar em prática tal conhecimento adquirido, ou seja, um Estilo Cognitivo de Aprendizagem.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/985
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