DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/794
Título: A resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da equação do 1° grau com uma incógnita para o ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Problem solving as didactic strategy for the teaching of the equation of the first degree with an unknown elementary education
Autor(es): Batista, Paulo Orlan
Palavras-chave: Resolução de Problemas;Estratégia Didática;Oficina pedagógica
Data do documento: 15-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The article aims to bring to the fore the importance of solving mathematical problems for the teaching of the 1st grade equation, aiming to understand the difficulties presented by students to solve mathematical problems involving equation of 1st grade with an unknown in the 8th year of the elementary School. The research is of the qualitative-quantitative type, carried out in a school located in the municipality of Parintins. Having as a subject addressed the resolution of mathematical problems, the instruments and techniques used in the accomplishment of said research were participant observation and workshop. The results show that the teaching of problem solving can not be programmed or mechanized, and that learning will only be meaningful if students and teachers are engaged in the construction of their knowledge, thus arousing a taste for independent reasoning.
Descrição: O referido artigo visa trazer à tona a importância da resolução de problemas matemáticos para o ensino da equação do 1º grau, tendo como objetivo compreender as dificuldades apresentadas pelos alunos para resolver problemas matemáticos envolvendo equação do 1° grau com uma incógnita no 8° ano do ensino fundamental. A pesquisa é do tipo quali-quantitativa, realizada em uma escola localizada no município de Parintins. Tendo como temática abordada a resolução de problemas matemáticos, os instrumentos e técnicas utilizados na realização da referida pesquisa foram a observação participante e oficina. Os resultados obtidos mostram que não se pode programar ou mecanizar o ensino da resolução de problemas e que a aprendizagem só será significativa se alunos e professores se empenharem na construção dos seus conhecimentos, despertando assim gosto pelo raciocínio independente.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/794
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons