DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatista, Paulo Orlan-
dc.date.available2018-02-19T17:18:57Z-
dc.date.issued2018-01-15-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/794-
dc.descriptionO referido artigo visa trazer à tona a importância da resolução de problemas matemáticos para o ensino da equação do 1º grau, tendo como objetivo compreender as dificuldades apresentadas pelos alunos para resolver problemas matemáticos envolvendo equação do 1° grau com uma incógnita no 8° ano do ensino fundamental. A pesquisa é do tipo quali-quantitativa, realizada em uma escola localizada no município de Parintins. Tendo como temática abordada a resolução de problemas matemáticos, os instrumentos e técnicas utilizados na realização da referida pesquisa foram a observação participante e oficina. Os resultados obtidos mostram que não se pode programar ou mecanizar o ensino da resolução de problemas e que a aprendizagem só será significativa se alunos e professores se empenharem na construção dos seus conhecimentos, despertando assim gosto pelo raciocínio independente.pt_BR
dc.description.abstractThe article aims to bring to the fore the importance of solving mathematical problems for the teaching of the 1st grade equation, aiming to understand the difficulties presented by students to solve mathematical problems involving equation of 1st grade with an unknown in the 8th year of the elementary School. The research is of the qualitative-quantitative type, carried out in a school located in the municipality of Parintins. Having as a subject addressed the resolution of mathematical problems, the instruments and techniques used in the accomplishment of said research were participant observation and workshop. The results show that the teaching of problem solving can not be programmed or mechanized, and that learning will only be meaningful if students and teachers are engaged in the construction of their knowledge, thus arousing a taste for independent reasoning.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectEstratégia Didáticapt_BR
dc.subjectOficina pedagógicapt_BR
dc.titleA resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da equação do 1° grau com uma incógnita para o ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeProblem solving as didactic strategy for the teaching of the equation of the first degree with an unknown elementary educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2018-02-19T17:18:57Z-
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons