DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/780
Título: A dificuldade da leitura na turma do 9º ano 1 matutino do ensino fundamental na Escola Estadual Pedro Teixeira
Título(s) alternativo(s): The difficulty of reading in the 9th grade class 1 morning of elementary school at the Pedro Teixeira State School
Autor(es): Nascimento, Fabíola Rocha
Palavras-chave: Leitura - Dificuldade
Leitura - Alunos
Data do documento: 15-Dez-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: El presente artículo muestra la dificultad en la lectura que algunos alumnos de la clase del 9º 1 de la Escuela Estadual Pedro Teixeira enfrentan todos los días en el aula. El mismo tiene como objetivo abordar las causas que genera esta problemática, que de tal forma perjudica mucho el aprendizaje de esos alumnos y eso se vuelve un gran desafío para ellos y para la escuela. Para esa investigación, se realizaron varias observaciones en la clase, luego se aplicó un cuestionario con seis cuestiones donde adquirió informaciones para tal dificultad, ya través del cuestionario se obtuvo la recolección de datos para la elaboración de la investigación, mostrando las causas que genera el problema de la lectura en estos estudiantes. Los resultados son relevantes, pues se percibe que la principal causa que genera esta problemática en la lectura de esos alumnos es el desinterés por la lectura que ellos mismos tienen. A ellos les gusta leer, pero no buscan interés alguno para despertar en ellos el hábito de lectura. Se concluye que la lectura no parece ser importante para algunos alumnos de la clase, pues ellos no se interesan en buscar algo para leer. Pero la lectura tiene una importancia fundamental para su aprendizaje, pues es a través de la lectura que se puede tener conocimiento del mundo, y adquirir grandes conocimientos de las cosas que suceden en el día a día.
Descrição: O presente artigo mostra a dificuldade na leitura que alguns alunos da turma do 9º ano 1 da Escola Estadual Pedro Teixeira enfrentam todos os dias em sala de aula. O mesmo tem como objetivo abordar as causas que gera essa problemática, que de tal forma prejudica muito a aprendizagem desses alunos e isso se torna um grande desafio para eles e para a escola. Para tal pesquisa, realizou-se várias observações na turma, depois foi aplicado um questionário com seis questões onde adquiriu informações para tal dificuldade, e através do questionário obteve-se coleta de dados para a elaboração da pesquisa, mostrando as causas que gera o problema da leitura nesses estudantes. Os resultados são relevantes, pois percebe-se que a principal causa que gera essa problemática na leitura desses alunos é o desinteresse pela leitura que eles mesmo tem. Eles até gostam de ler, mas não buscam interesse algum para desperta neles o hábito de leitura. Conclui-se que a leitura não parece ser importante para alguns alunos da turma, pois eles não se interessam em procurar algo para ler. Mas a leitura tem uma importância fundamental para a sua aprendizagem, pois é através da leitura que se pode ter conhecimento do mundo, e adquirir grandes conhecimentos das coisas que acontecem no dia a dia.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/780
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons