DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/737
Título: Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM
Título(s) alternativo(s): Prison education: the process of student-inmate training at the Tabatinga-AM prison unit
Autor(es): Aparicio, Laynara Cordeiro
Palavras-chave: Educação prisional;Processo de formação;Alunos-detentos
Data do documento: 22-Nov-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The training process of students and inmates within the prison unit of Tabatinga is highlighted in attending the subjects through the National Program of Integration of Professional Education with Basic Education in the Modality of Education of Young and Adults in the Prison System. The present study highlights Prison Education: the process of student-inmate training at the prison in Tabatinga-AM. This study aimed to investigate the process of formation of students in prison in the Tabatinga Prison. Through the specific objectives we sought to know how to proceed with the training of the student inmate; Identify the factors associated with the problems encountered by the teacher within the classroom; Report the methodology and the learning process in the classroom of the Prison Unit. In this study, the participatory research and the qualitative analyzes were carried out using dialectical methods and procedures and the theoretical contributions were based on the authors such as Haddab, Maeyer, Benevides, Touraine, Poppovic, Moraes, Martins, Neves, Marques, Gil, Ventura, Hussey, Cervo, Bervian, Brandão, Zacarias, Calhau, Castro, Collis, Costa, Coyle, Di Pierro, Freire, Foucault and Libâneo, Santos, Salla, Saviani, Vieira, Leme, Paiva. Data were collected through direct observation in the presidio classroom, and questionnaires were applied to (01) director, three (3) teachers and six (6) students-inmates of the 1st Elementary School segment of the Prison Unit of Tabatinga- AM. Having as a result a better definition of prison education, general understanding of the work of the teacher, the methods used in this process, identification of resources for education in prisons, perceiving some of the difficulties that are presented, The reality of the prison system represents an aid to the construction of citizenship and the return of these individuals to society.
Descrição: O processo de formação de alunos-detentos dentro da unidade prisional de Tabatinga tem destaque em atender os sujeitos através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Sistema Prisional. O presente estudo ressalta a Educação Prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM. Este trabalho objetivou no seu âmbito geral investigar o processo de formação do aluno detento no Presídio de Tabatinga. Através dos objetivos específicos buscou-se conhecer como se procede o ensino de formação do aluno detento; identificar os fatores associados aos problemas encontrados pelo docente dentro de sala de aula; relatar a metodologia e o processo de aprendizagem na sala de aula da Unidade Prisional. Neste estudo foram realizadas a pesquisa participativa e as análises qualitativas, com métodos e procedimentos dialético e para a sustentação desse processo investigativo utilizou-se os aportes teóricos com base nos autores como: Haddab, Maeyer, Benevides, Touraine, Poppovic, Moraes, Martins, Neves, Marques, Gil, Ventura, Hussey, Cervo, Bervian, Brandão, Zacarias, Calhau, Castro, Collis, Costa, Coyle, Di Pierro, Freire, Foucault e Libâneo, Santos, Salla, Saviani, Vieira, Leme, Paiva e outros. Os dados foram coletados por meio da observação direta em sala de aula do presidio, e questionários aplicados para (01) diretor, três (3) professores e seis (6) alunos-detentos do 1º segmento do Ensino Fundamental da Unidade Prisional de Tabatinga-AM. Tendo como resultados uma melhor definição de educação prisional, compreensão de forma geral como é o trabalho do professor, quais os métodos utilizados nesse processo, identificação de quais recursos são destinados à educação nos presídios, perceber algumas das dificuldades que se apresentam, conhecer até que ponto a realidade do sistema prisional representa
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/737
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação prisional o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons