DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/724
Título: Educação inclusiva: ludicidade seus desafios e contribuições no Centro Integrado de Educação Especial e Inclusiva Professora Esmeralda Aparício Negreiros
Título(s) alternativo(s): Inclusive education: ludicidade its challenges and contributions in the Integrated Center of Special and Inclusive Education Professor Esmeralda Aparício Negreiros
Autor(es): Alves, Eliane Lopes
Palavras-chave: Lúdico - Aprendizagem;Necessidades Especiais;Inclusão
Data do documento: 14-Nov-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Este trabajo de conclusión presenta una investigación sobre el tema: Educación Inclusiva: Ludicidad Su Desafíos Y Contribuciones En El Centro Integrado De Educación Especial Y Inclusiva Profesora Esmeralda Aparicio Negreiro. El presente trabajo tuvo como objetivos: comprender la importancia del lúdico en el aprendizaje de la educación inclusiva de los alumnos del Centro Integrado de educación y Inclusiva Prof.ª Esmeralda Aparicio Negreiro, sus desafíos y contribuciones en el aprendizaje escolar de los niños con discapacidad. En esa investigación aún se utilizó la investigación bibliográfica y descriptiva, que se refiere como un recuento general sobre los principales trabajos ya realizados y su debida importancia y descripción simple de fenómenos. Se ha tenido un enfoque cualitativo que le permitió analizar los datos que fueron recolectados a través del instrumento cuestionario y entrevista. Como resultado se verificó que hoy la Ley de Directrices y Bases de la Educación garantiza el derecho de estos educandos con atención preferentemente en la red regular de enseñanza, con respeto y sus habilidades e individualidades. En este contexto, se llegó a la conclusión de la escuela junto a los órganos competentes debe proporcionar un ambiente propicio al aprendizaje del alumno con necesidades especiales de forma lúdica. Aceptar a una persona con discapacidad es aceptar también sus diferencias y limitaciones.
Descrição: Este trabalho de conclusão apresenta uma pesquisa sobre o tema: Educação Inclusiva: Ludicidade Seus Desafios E Contribuições No Centro Integrado De Educação Especial E Inclusiva Professora Esmeralda Aparício Negreiro. O presente trabalho teve como objetivos: compreender a importância do lúdico na aprendizagem da educação inclusiva dos alunos do Centro Integrado de educação Especial e Inclusiva Prof.ª Esmeralda Aparício Negreiros, seus desafios e contribuições na aprendizagem escolar das crianças com deficiência. Nessa pesquisa ainda se utilizou a pesquisa bibliográfica e descritiva, que se refere como um apanhado geral sobre os principais trabalhos já realizados e sua devida importância e descrição simples de fenômenos. Teve uma abordagem qualitativa o possibilitou analisar os dados que foram coletados através do instrumento questionário e entrevista. Como resultado verificou-se que, hoje a Lei de Diretrizes e Bases da Educação garante o direito desses educandos com atendimento preferencialmente na rede regular de ensino, com respeito e suas habilidades e individualidades. Neste contexto, chegou-se à conclusão de à escola junto aos órgãos competentes deve proporcionar um ambiente propício ao aprendizado do aluno com necessidades especiais de forma lúdica. Aceitar uma pessoa com deficiência é aceitar também suas diferenças e limitações.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/724
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons