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Title: Um estudo comparativo da eficiência de algoritmos de subtração de fundo de imagem aplicados a um ambiente simulado de tráfego veicular
Authors: Bezerra, Leandro De Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Cardoso, Fábio de Sousa
Keywords: Subtração de fundo;Processamento digital de imagens;Visão computacional;Detecção de objetos;Background subtraction;Digital image processing;Computer vision;Object detection
Issue Date: 12-Sep-2023
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo realizar o estudo do método de detecção de objetos denominado Subtração de Fundo (Background Subtraction), analisar o desempenho das técnicas de modelagem MOG, MOG2, GMG, KNN, CNT quando aplicado em um ambiente simulado de tráfego veicular e identificar a abordagem com desempenho mais adequado para este tipo de situação. A metodologia utilizada consiste no desenvolvimento de um algoritmo que irá implementar cada técnica de modelagem em um vídeo que apresenta veículos em movimento, onde os resultados da subtração serão comparados com cada um dos pixels das imagens de referência, as quais representam o resultado ideal (Ground Truth). Os dados coletados a partir das comparações são utilizados para o cálculo das métricas de acurácia e tempo de processamento, sendo estes os indicadores utilizados para análise de desempenho e seleção da técnica de modelagem. A partir dos resultados do experimento constatou-se que a técnica MOG2 é a mais apropriada para o cenário proposto, apresentando a melhor precisão (66,16%), exatidão (98,59%) e com um tempo médio de processamento por frame adequado (8,15 ms) quando comparado com as demais técnicas analisadas.
Abstract: The main objective of this work is to conduct a research related to Background Subtraction object detection method and analyze its performance when applying MOG, MOG2, GMG, KNN and CNT modeling techniques in a simulated vehicular traffic environment and identify the approach with the most suitable performance for this type of situation. The methodology used consists of developing an algorithm that will implement each modeling technique in a video that presents moving vehicles, where the results obtained by the subtraction will be compared with each pixels from the reference images, which represents the ideal result (Ground Truth). The data collected from the comparisons are used to calculate the accuracy and processing time metrics, which are the indicators used for performance analysis and selection of the modeling technique. The results of the experiment demonstrated that MOG2 technique is the most appropriate for the proposed scenario, with the best precision (66.16%), accuracy (98.59%) and suitable average processing time per frame (8.15 ms) when compared to the other techniques evaluated.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5949
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