DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5884
Title: Análise e uso de geotecnologias como recurso didático na disciplina de geografia no ensino fundamental II em uma escola pública em Manaus/AM
Other Titles: Analysis and use of geotechnologies as a didactic resource in the subject of geography in elementary school II in a public school in Manaus/AM
Authors: Silva, Erika Pedrosa da
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachholz, Flávio
Keywords: Instrumento tecnológico;Aprendizagem;Ciência geográfica;Technological tool;Learning;Geographical science
Issue Date: 20-Feb-2024
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: SILVA, Erika Pedrosa da. Análise e uso de geotecnologias como recurso didático na disciplina de geografia no ensino fundamental II em uma escola pública em Manaus/AM. 2024. 73 f. TCC (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: A popularização das Geotecnologias aplicadas ao ensino se apresenta como um instrumento tecnológico fundamental no processo de aprendizagem da geografia, provocando mudanças que influenciam nas formas de interação, observação e representação do espaço geográfico. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi analisar o ensino da geografia a partir do uso das geotecnologias como recurso didático no ensino fundamental II do CETI Engenheiro Professor Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, em Manaus–AM. A metodologia utilizada é de caráter exploratório e descritivo, pois está fundamentada na coleta de dados, nesse viés, analisando os livros didáticos de geografia, a formação acadêmica e continuada dos professores, como também os recursos disponíveis para aplicação dessas ferramentas. Além disso, incluiu a realização de atividade prática utilizando o Google Earth. Desse modo, como resultado, os livros didáticos não atribuem às geotecnologias um papel de destaque, sendo mencionados apenas o Sensoriamento Remoto e a Cartografia Digital, sem estabelecer conexões com os softwares correspondentes. Os professores são formados em geografia, no entanto, em suas formações não adquiriram conhecimentos fundamentais sobre geotecnologias e consequentemente não utilizam essas ferramentas como recurso didático em sala de aula. Além disso, embora a escola apresente condições favoráveis para a utilização das geotecnologias, enfrenta desafios, como a falta de computadores no laboratório de informática e, principalmente, o acesso limitado à rede de internet. A aplicação das atividades foi essencial para contribuir com a introdução das novas tecnologias aos alunos, que utilizaram o local de vivência como ponto de partida. Nesse contexto, esta pesquisa contribui, em certa medida, para a ampliação do conhecimento na ciência geográfica, especialmente no que se refere à introdução das geotecnologias na educação básica. Palavras-chave: Instrumento tecnológico; Aprendizagem; Ciência geográfica
Abstract: The popularization of geotechnologies applied to teaching is a fundamental technological tool in the process of learning geography, causing changes that influence the forms of interaction, observation and representation of geographical space. The aim of this research was to analyze the teaching of geography through the use of geotechnologies as a didactic resource in elementary school II at CETI Engenheiro Professor Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, in Manaus-AM. The methodology used is exploratory and descriptive, as it is based on data collection, analyzing geography textbooks, the academic and continuing training of teachers, as well as the resources available to apply these tools. It also included a practical activity using Google Earth. As a result, the textbooks do not give geotechnologies a prominent role, mentioning only Remote Sensing and Digital Cartography, without establishing connections with the corresponding software. The teachers have a degree in geography, but in their training they did not acquire fundamental knowledge about geotechnologies and consequently do not use these tools as a teaching resource in the classroom. In addition, although the school has favorable conditions for the use of geotechnologies, it faces challenges, such as the lack of computers in the computer lab and, above all, limited access to the internet. The application of the activities was essential to help introduce the new technologies to the students, who used the place where they live as a starting point. In this context, this research contributes, to a certain extent, to the expansion of knowledge in geographical science, especially with regard to the introduction of geotechnologies in basic education. Keywords: Technological tool; Learning; Geographical science.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5884
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.