DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5884
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Erika Pedrosa da-
dc.date.available2024-08-27-
dc.date.available2024-08-27T17:02:16Z-
dc.date.issued2024-02-20-
dc.identifier.citationSILVA, Erika Pedrosa da. Análise e uso de geotecnologias como recurso didático na disciplina de geografia no ensino fundamental II em uma escola pública em Manaus/AM. 2024. 73 f. TCC (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5884-
dc.description.abstractThe popularization of geotechnologies applied to teaching is a fundamental technological tool in the process of learning geography, causing changes that influence the forms of interaction, observation and representation of geographical space. The aim of this research was to analyze the teaching of geography through the use of geotechnologies as a didactic resource in elementary school II at CETI Engenheiro Professor Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, in Manaus-AM. The methodology used is exploratory and descriptive, as it is based on data collection, analyzing geography textbooks, the academic and continuing training of teachers, as well as the resources available to apply these tools. It also included a practical activity using Google Earth. As a result, the textbooks do not give geotechnologies a prominent role, mentioning only Remote Sensing and Digital Cartography, without establishing connections with the corresponding software. The teachers have a degree in geography, but in their training they did not acquire fundamental knowledge about geotechnologies and consequently do not use these tools as a teaching resource in the classroom. In addition, although the school has favorable conditions for the use of geotechnologies, it faces challenges, such as the lack of computers in the computer lab and, above all, limited access to the internet. The application of the activities was essential to help introduce the new technologies to the students, who used the place where they live as a starting point. In this context, this research contributes, to a certain extent, to the expansion of knowledge in geographical science, especially with regard to the introduction of geotechnologies in basic education. Keywords: Technological tool; Learning; Geographical science.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstrumento tecnológicopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCiência geográficapt_BR
dc.subjectTechnological toolpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectGeographical sciencept_BR
dc.titleAnálise e uso de geotecnologias como recurso didático na disciplina de geografia no ensino fundamental II em uma escola pública em Manaus/AMpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis and use of geotechnologies as a didactic resource in the subject of geography in elementary school II in a public school in Manaus/AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-27T17:02:16Z-
dc.contributor.advisor-co1Maia, Samara Aquino-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6608825760426840pt_BR
dc.contributor.advisor1Wachholz, Flávio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0650631024838097pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira Júnior, João Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2079183786747698pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Danielle Mariam Araujo dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8179689636484146pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7128491368232785pt_BR
dc.description.resumoA popularização das Geotecnologias aplicadas ao ensino se apresenta como um instrumento tecnológico fundamental no processo de aprendizagem da geografia, provocando mudanças que influenciam nas formas de interação, observação e representação do espaço geográfico. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi analisar o ensino da geografia a partir do uso das geotecnologias como recurso didático no ensino fundamental II do CETI Engenheiro Professor Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, em Manaus–AM. A metodologia utilizada é de caráter exploratório e descritivo, pois está fundamentada na coleta de dados, nesse viés, analisando os livros didáticos de geografia, a formação acadêmica e continuada dos professores, como também os recursos disponíveis para aplicação dessas ferramentas. Além disso, incluiu a realização de atividade prática utilizando o Google Earth. Desse modo, como resultado, os livros didáticos não atribuem às geotecnologias um papel de destaque, sendo mencionados apenas o Sensoriamento Remoto e a Cartografia Digital, sem estabelecer conexões com os softwares correspondentes. Os professores são formados em geografia, no entanto, em suas formações não adquiriram conhecimentos fundamentais sobre geotecnologias e consequentemente não utilizam essas ferramentas como recurso didático em sala de aula. Além disso, embora a escola apresente condições favoráveis para a utilização das geotecnologias, enfrenta desafios, como a falta de computadores no laboratório de informática e, principalmente, o acesso limitado à rede de internet. A aplicação das atividades foi essencial para contribuir com a introdução das novas tecnologias aos alunos, que utilizaram o local de vivência como ponto de partida. Nesse contexto, esta pesquisa contribui, em certa medida, para a ampliação do conhecimento na ciência geográfica, especialmente no que se refere à introdução das geotecnologias na educação básica. Palavras-chave: Instrumento tecnológico; Aprendizagem; Ciência geográficapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANTUNES, Luís Correia. Google Earth na Sala de Aula: uma ferramenta útil, divertida e didática. Porto: Areal, 2013. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2014. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília,2018. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997. Brasília, DF: Presidência da República, [2022]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 25 fev. 2024. CAVALCANTE, Márcio Balbino. As Geotecnologias no ensino da Geografia no século XXI. Saber Acadêmico, v. 12, p. 39, 2011. CAVALLINI, Gabriel Martins; ANDRADE, Mateus; SOUZA, Vanilton Camilo. As potencialidades das geotecnologias no ensino de geografia e na construção do conhecimento. IX Fórum nacional de nepeg de formação continuada de professores. p.360, 2017. COPATTI, Carina. Livro didático de geografia: da produção ao uso em sala de aula. Élisée-Revista de Geografia da UEG, Porangatu, v. 6, n. 2, p. 86, 2017. COSTA, Manoel dos Santos; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Livro didático de matemática: análise de professoras polivalentes em relação ao ensino de geometria. Revista Vidya, Santa Maria, v. 30, n. 2, p. 73, 2010. COSTA, Maria Helena; MACENA, Romildo Araújo; CRISPIM, Rafael Cândido; NETO, Olívio Medeiros; SANTOS, José Ozildo. O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO NO PROCESSO EDUCATIVO. IV Congresso Nacional de Educação-CONEDU. p. 2, 2017. CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da. A Geografia escolar e as temáticas físiconaturais na BNCC: desafios à prática docente e à formação de professores. Itinerarius Reflectionis, v. 14, n. 2, p. 4, 2018. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. – 4. Ed. – São Paulo: Atlas, 2002. GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, v. 35, p.21, 1995. 63 GOOGLE EARTH. Página inicial de pesquisa do site. Disponível em: https://www.google.com.br/earth/index.html. Acesso em: 20 de nov. de 2023. GUIMARÃES, Iara Vieira. Ensinar e aprender geografia na base nacional comum curricular (BNCC). Ensino em Re-vista, v. 25, n. 4, p. 1044-1051, 2018. IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Artmed Editora, p. 31, 2010. LAUDARES, Sandro. Geotecnologia ao alcance de todos. Editora Appris. Curitiba, 2014. MARTINS, Luciana Junqueira; SEABRA, Vinicius da Silva; CARVALHO, Vânia Salomon Guaycuru de. O uso do Google Earth como ferramenta no ensino básico da Geografia. Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), v. 16, n. 2013, p. 2657-2664, 2013. OLIVEIRA, Ivanilton José; NASCIMENTO, Diego Tarley Ferreira. As geotecnologias e o ensino de cartografia nas escolas: potencialidades e restrições. Revista brasileira de educação em geografia, v. 7, n. 13, p. 158-172, 2017. RIBEIRO, Wagner Costa. Por Dentro da Geografia, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 4. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2018. ISBN 978-85-472-3605-2. RIBEIRO, Wagner Costa. Por Dentro da Geografia, 7º ano: ensino fundamental, anos finais. 3. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2018. ISBN 978-85-472-3607-6. RIBEIRO, Wagner Costa. Por Dentro da Geografia, 8º ano: ensino fundamental, anos finais.4. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2018. ISBN 978-85-472-3609-0. RIBEIRO, Wagner Costa. Por Dentro da Geografia, 9º ano: ensino fundamental, anos finais. 4. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2018. ISBN 978-85-472-3611-3. ROSA, Roberto. Análise espacial em geografia. Revista da ANPEGE, v. 7, n. 01, p. 275-289, 2011. SANTOS, Fernando Ricardo dos; SÁ, Ricardo Antunes de. Geotecnologias na Educação: Geografia Escolar à Luz do Pensamento Complexo. Editora Appris, 2023. SCHAFFER, Neiva Otero. O livro didático e o desempenho pedagógico: anotações de apoio à escolha do livro texto. Boletim Gaúcho de Geografia. Porto Alegre. n. 16 (1988), p. 3-16, 1988. SILVA, Fábio Gonçalves da; CARNEIRO, Celso Dal Ré. Geotecnologias como recurso didático no ensino de geografia: experiência com o Google Earth. Caminhos de Geografia, v. 13, n. 41, p.333, 2012. SILVA, Valdirene Araújo Azevedo; CALÇADO, Simoni Antônia Moreira Sá; BONFIM, Rosa Jussara: FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA ANÁLISE SOBRE SUAS 64 CONTRIBUIÇÕES PARA A DOCÊNCIA. Anais do 1° Simpósio de TCC, das faculdades FINOM e Tecsoma. p. 1878, 2019. SOUSA, Iomara. Geotecnologias aplicadas no Ensino Fundamental II: contribuições da formação de professores de geografia em serviço. Metodologias e Aprendizado, [S. l.], v. 6, p. 127–142, 2023. DOI: 10.21166/metapre.v6i.3116. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/3116. Acesso em: 26 fev. 2024. SOUSA, Iomara; HORTA, Anna Beatriz Freitas Ferreira; LEITE, Yasmin Costa. Formação Continuada De Professores De Geografia Em Geotecnologias. Práticas pedagógicas dos professores e das professoras de Geografia no período pandêmico no estado do Rio de Janeiro, p. 32, 2022. SPOSITO, Eliseu Savério. Geografia e Filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Unesp, p. 29-30. 2004.pt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.