DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5872
Title: Estratégias para a memorização de repertório musical
Other Titles: Strategies for memorizing musical repertoire
Authors: Pontes, Thaís Rodrigues de Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Caregnato, Caroline
Keywords: Estratégias de memorização;repertório musical;performancemusical;Memorization strategies;memorization of musical repertoire;musical performance
Issue Date: 23-Feb-2024
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: Pontes, Thaís Rodrigues de Melo. Estratégias para a memorização de repertório musical. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho é pesquisar estratégias para a memorização de repertório musical. Este trabalho traz contribuições para professores e principalmente para alunos que muitas vezes se frustram em não conseguir tocar uma peça de memória. Esta pesquisa tem como metodologia a revisão de literatura, envolvendo trabalhos sobre o tema estudado em inglês, uma vez que pesquisas em português são escassas. Através do que foi apresentado neste artigo observamos que existem um leque de estratégias (retrospectiva de pensamentos e focos de atenção durante a prática; codificação da música em termos de estrutura e de relaçõestonais; construção de performance cues baseadas na organização hierárquica das estruturas musicais, entre outras) que relacionadas com o nível de maturidade no instrumento, juntamente com dedicação e persistência, podem trazer bons resultados para o músico instrumentista durante a performance.
Abstract: The objective of this work is to research strategies for memorizing musical repertoire. This work brings contributions for teachers and especially for students who are often frustrated at not being able to play a piece from memory. This research's methodology is literature review, involving work on the topic studied in English, since research in Portuguese is scarce. Through what was presented in this article, we observed that there are a range of strategies (retrospective of thoughts and focuses of attention during practice; codification of music in terms of structure and tonal relationships; construction of performance cues based on the hierarchical organization of musical structures, among others) that are related to the level of maturity on the instrument, together with dedication and persistence, can bring good results to the instrumentalist during the performance.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5872
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estratégias para a memorização de repertório musical.pdfArquivo Principal647,78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.