DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5865
Titel: Vivência musical com bebês de 1 ano e 6 meses a 2 anos e 6 meses de idade: um relato de experiência do desenvolvimento musical no programa BBS do Infante Cultural (Manaus-Am).
Sonstige Titel: Musical experience with babies aged 1 year and 6 months to 2 years and 6 months of age: an experience report of musical development in the BBS program Infante Cultural (Manaus-Am).
Autor(en): Nogueira, Sara Aimée Ihuaraqui
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Bárbara Bianca Carvalho
Stichwörter: Vivência Musical;Reggio Emilia;Atividades práticas-metodológicas;Métodos Ativos;Programa BBS;Musical Experience;Practical-methodological activities;Active Methods;BBS Program
Erscheinungsdatum: 9-Feb-2024
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: NOGUEIRA, Sara Aimée Ihuaraqui. Vivência musical com bebês de 1 ano e 6 meses a 2 anos e 6 meses de idade: um relato de experiência do desenvolvimento musical no programa BBS do Infante Cultural (Manaus-Am). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal relatar a experiência vivenciada pela pesquisadora principal deste trabalho acadêmico, como professora auxiliar de música no Espaço Cultural Infante, mais especificamente narrar as atividades realizadas nas aulas e descrever as experiências acerca do programa BBS e a vivência musical desenvolvida pelos bebês na faixa etária de um ano e seis meses a dois anos e seis meses de idade, em um período de cinco meses (maio a setembro de 2023). O trabalho foi desenvolvido com a apresentação do Espaço Cultural Infante referente à pesquisa,a fundamentação teórica da abordagem pedagógica de Reggio Emilia, o qual é a base de inspiração para criação do espaço, teóricos dos métodos ativos que fundamentam as atividades práticas- metodológicas das aulas de música, descrições do programa BBS ,narrações das atividades das aulas de música e resultados observados ao longo dos cinco meses. Esta pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa e o método utilizado é uma narrativa das experiências da pesquisadora responsável, o qual ocorreu através da descrição do procedimento metodológico, por meio de relatórios e descrição das aulas e atividades observadas no período de cinco meses (maio a setembro de 2023) assim como a análise de forma reflexiva, dessa vivência dos bebês dentro do programa BBS no Espaço Cultural Infante. Tendo observado determinados aspectos no desenvolvimento musical no Espaço Cultural Infante especificamente dentro do programa BBS, para as realizações de atividades com aperfeiçoamento e adaptação dos métodos ativos da pedagogia musical resultando em uma vivência musicológica em atividades práticas e relacionando aos conceitos básicos reggianos.
Zusammenfassung: The main objective of this research was to report the experience of the main researcher of this academic work, as an assistant music teacher at Espaço Cultural Infante, more specifically to narrate the activities carried out in classes and describe the experiences regarding the BBS program and the musical experience developed by babies in the age group of one year and six months to two years and six months of age, over a period of five months (May to September 2023). The work was developed with the presentation of the Espaço Cultural Infante regarding the research, the theoretical foundation of the Reggio Emilia pedagogical approach, which is the basis of inspiration for creating the space, theoreticians of the active methods that underlie the practical-methodological activities of the classes of music, descriptions of the BBS program, narrations of music class activities and results observed over the five months. This research consists of a qualitative approach and the method used is a narrative of the experiences of the responsible researcher, which occurred through the description of the methodological procedure, through reports and descriptions of classes and activities observed over a period of five months (May to September 2023) as well as the reflexive analysis of this experience of babies within the BBS program at Espaço Cultural Infante. Having observed certain aspects of musical development at Espaço Cultural Infante specifically within the BBS program, to carry out activities with improvement and adaptation of active methods of musical pedagogy resulting in a musicological experience in practical activities and relating them to basic Reggian concepts.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5865
Enthalten in den Sammlungen:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Vivência musical com bebês de 1 ano e 6 meses de idade.pdfArquivo Principal12,15 MBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.