DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5865
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNogueira, Sara Aimée Ihuaraqui-
dc.date.available2024-08-14-
dc.date.available2024-08-22T16:05:48Z-
dc.date.issued2024-02-09-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Sara Aimée Ihuaraqui. Vivência musical com bebês de 1 ano e 6 meses a 2 anos e 6 meses de idade: um relato de experiência do desenvolvimento musical no programa BBS do Infante Cultural (Manaus-Am). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5865-
dc.description.abstractThe main objective of this research was to report the experience of the main researcher of this academic work, as an assistant music teacher at Espaço Cultural Infante, more specifically to narrate the activities carried out in classes and describe the experiences regarding the BBS program and the musical experience developed by babies in the age group of one year and six months to two years and six months of age, over a period of five months (May to September 2023). The work was developed with the presentation of the Espaço Cultural Infante regarding the research, the theoretical foundation of the Reggio Emilia pedagogical approach, which is the basis of inspiration for creating the space, theoreticians of the active methods that underlie the practical-methodological activities of the classes of music, descriptions of the BBS program, narrations of music class activities and results observed over the five months. This research consists of a qualitative approach and the method used is a narrative of the experiences of the responsible researcher, which occurred through the description of the methodological procedure, through reports and descriptions of classes and activities observed over a period of five months (May to September 2023) as well as the reflexive analysis of this experience of babies within the BBS program at Espaço Cultural Infante. Having observed certain aspects of musical development at Espaço Cultural Infante specifically within the BBS program, to carry out activities with improvement and adaptation of active methods of musical pedagogy resulting in a musicological experience in practical activities and relating them to basic Reggian concepts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVivência Musicalpt_BR
dc.subjectReggio Emiliapt_BR
dc.subjectAtividades práticas-metodológicaspt_BR
dc.subjectMétodos Ativospt_BR
dc.subjectPrograma BBSpt_BR
dc.subjectMusical Experiencept_BR
dc.subjectPractical-methodological activitiespt_BR
dc.subjectActive Methodspt_BR
dc.subjectBBS Programpt_BR
dc.titleVivência musical com bebês de 1 ano e 6 meses a 2 anos e 6 meses de idade: um relato de experiência do desenvolvimento musical no programa BBS do Infante Cultural (Manaus-Am).pt_BR
dc.title.alternativeMusical experience with babies aged 1 year and 6 months to 2 years and 6 months of age: an experience report of musical development in the BBS program Infante Cultural (Manaus-Am).pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-22T16:05:48Z-
dc.contributor.advisor1Soares, Bárbara Bianca Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7147536200590014pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Bárbara Bianca Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7147536200590014pt_BR
dc.contributor.referee2Jouk, Igor-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2960827762323362pt_BR
dc.contributor.referee3Krastanova, Miroslava Trykova-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8949387231653493pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo principal relatar a experiência vivenciada pela pesquisadora principal deste trabalho acadêmico, como professora auxiliar de música no Espaço Cultural Infante, mais especificamente narrar as atividades realizadas nas aulas e descrever as experiências acerca do programa BBS e a vivência musical desenvolvida pelos bebês na faixa etária de um ano e seis meses a dois anos e seis meses de idade, em um período de cinco meses (maio a setembro de 2023). O trabalho foi desenvolvido com a apresentação do Espaço Cultural Infante referente à pesquisa,a fundamentação teórica da abordagem pedagógica de Reggio Emilia, o qual é a base de inspiração para criação do espaço, teóricos dos métodos ativos que fundamentam as atividades práticas- metodológicas das aulas de música, descrições do programa BBS ,narrações das atividades das aulas de música e resultados observados ao longo dos cinco meses. Esta pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa e o método utilizado é uma narrativa das experiências da pesquisadora responsável, o qual ocorreu através da descrição do procedimento metodológico, por meio de relatórios e descrição das aulas e atividades observadas no período de cinco meses (maio a setembro de 2023) assim como a análise de forma reflexiva, dessa vivência dos bebês dentro do programa BBS no Espaço Cultural Infante. Tendo observado determinados aspectos no desenvolvimento musical no Espaço Cultural Infante especificamente dentro do programa BBS, para as realizações de atividades com aperfeiçoamento e adaptação dos métodos ativos da pedagogia musical resultando em uma vivência musicológica em atividades práticas e relacionando aos conceitos básicos reggianos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBEYER, Esther. Interagindo com a música desde o berço: um estudo sobre o desenvolvimento musical em bebês de 0 a 24 meses. Anais do XIII Encontro Nacional da ANPPOM/UFMG, 2001. P. 617- 620. BEYER, Esther. Som e movimento: a influência da música nas ações motoras dos bebês. In: XIII Encontro Anual da ABEM. Rio de Janeiro. CBM/CEU, 2004. P. 333- 340. CORREA, Aruna Noal; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Esther Beyer: contribuições para a educação musical brasileira. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 23, 95-97, mar. 2010. ÉBOLI, Lilian Henne,A abordagem de Reggio Emilia para educação infantil: a realidade de uma escola reggiana no brasil. PUC. São Paulo, 2011. EDWARDS, Carolyn.As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância/ Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman; tradução:Dayse Batista; revisão técnica: Maria Carmen Silveira Barbosa.- Porto Alegre: Penso, 2016. 295p.-v.1. FERRACIOLI,Laércio. Aspectos da Construção do Conhecimento e da Aprendizagem na Obra De Piaget.Cad.Cat.Ens.Fís., v. 16, n. 2: p. 180-194, Departamento de Física UFES Vitória ES. 1999. FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2 ed. São Paulo/Rio de Janeiro: UNESP/Funart, 2008. ILARI, Beatriz. Shinichi Suzuki: a educação do talento. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (orgs.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: InterSaber, 2012. LA TAILLE, Yves de, Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em Discussão / Yves de La Teille, Marta Kohl de de Oliveira, Heloysa Dantas. – São Paulo: Summus, 1992. LILLARD, Paula Polk. Método Montessori, uma introdução para pais e professores. 1. ed. São Paulo: Manole, 2017. 46 MATIAS, Ana Karolyne Rodrigues; CAMARGO, Gislene.Os espaços educadores na abordagem de Reggio Emilia e suas contribuições para a escola da rede privada da região de Criciúma/SC. Saberes Pedagógicos, Criciúma, v. 2, no2, julho/dezembro de 2018. PEREIRA,Jorgiana Ricardo. A abordagem Educacional de Reggio Emilia para a primeira infância: Uma visão de pedagogia participativa e da escuta. Revista portuguesa de pedagogia.Ceará,2020. PLACIDES, Mariano Fernando; COSTA, Jose Wilson da.John Dewey e a aprendizagem como experiência. revista Apotheke. v. 7. n.2.p. 129-145, Minas Gerais, 2021 RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012. RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. Tradução de THEISEN,Miriam Ester. Pedagogia montessoriana para professores de educação infantil: O significado do brincar. UNISC.Santa Cruz do Sul, 2021 Vania Cury.2. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2014.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vivência musical com bebês de 1 ano e 6 meses de idade.pdfArquivo Principal12,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.