DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5863
Title: A edição do 1° movimento do concerto para violino em lá menor de Vivaldi, presente no método Suzuki: contexto histórico e alterações de arcadas
Other Titles: The edition of the 1st movement of Vivaldi's violin concerto in A minor, present in the Suzuki method: historical context and arcade changes
Authors: Andrade Filho, Ilídio Manoel Nunes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Bárbara Bianca Carvalho
Keywords: Edição musical;Arcadas;Concerto para violino;Método Suzuki;Sheet music editing;Bowing;Violin concert;Suzuki Method
Issue Date: 6-Feb-2024
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: Andrade Filho, Ilídio Manoel Nunes de. A edição do 1° movimento do concerto para violino em lá menor de Vivaldi, presente no método Suzuki: contexto histórico e alterações de arcadas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo investigou a edição do Concerto em Lá Menor de Antonio Vivaldi, incluída no Método Suzuki para ensino de violino. A pesquisa focou no contexto histórico da peça, na análise das edições críticas e Urtext, e nas percepções pedagógicas de professores que utilizam o Método Suzuki. Os resultados indicaram que a edição de Nachez é bem aceita no contexto Suzuki, apesar de algumas dificuldades técnicas específicas serem identificadas. A pesquisa contribui para uma compreensão mais profunda da prática e pedagogia no ensino do violino, ressaltando a importância da escolha de edições no processo de aprendizado musical.
Abstract: This study examined the edition of Antonio Vivaldi's Concerto in A Minor included in the Suzuki Violin Method. It focused on the historical context of the piece, the analysis of critical and Urtext editions, and the pedagogical perceptions of teachers using the Suzuki Method. Findings revealed that Nachez's edition is well-received within the Suzuki context, despite some identified technical challenges. This research contributes to a deeper understanding of violin teaching practice and pedagogy, highlighting the significance of edition choice in musical learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5863
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.