DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5863
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade Filho, Ilídio Manoel Nunes de-
dc.date.available2024-08-14-
dc.date.available2024-08-22T15:34:35Z-
dc.date.issued2024-02-06-
dc.identifier.citationAndrade Filho, Ilídio Manoel Nunes de. A edição do 1° movimento do concerto para violino em lá menor de Vivaldi, presente no método Suzuki: contexto histórico e alterações de arcadas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5863-
dc.description.abstractThis study examined the edition of Antonio Vivaldi's Concerto in A Minor included in the Suzuki Violin Method. It focused on the historical context of the piece, the analysis of critical and Urtext editions, and the pedagogical perceptions of teachers using the Suzuki Method. Findings revealed that Nachez's edition is well-received within the Suzuki context, despite some identified technical challenges. This research contributes to a deeper understanding of violin teaching practice and pedagogy, highlighting the significance of edition choice in musical learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEdição musicalpt_BR
dc.subjectArcadaspt_BR
dc.subjectConcerto para violinopt_BR
dc.subjectMétodo Suzukipt_BR
dc.subjectSheet music editingpt_BR
dc.subjectBowingpt_BR
dc.subjectViolin concertpt_BR
dc.subjectSuzuki Methodpt_BR
dc.titleA edição do 1° movimento do concerto para violino em lá menor de Vivaldi, presente no método Suzuki: contexto histórico e alterações de arcadaspt_BR
dc.title.alternativeThe edition of the 1st movement of Vivaldi's violin concerto in A minor, present in the Suzuki method: historical context and arcade changespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-22T15:34:35Z-
dc.contributor.advisor1Soares, Bárbara Bianca Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7147536200590014pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Bárbara Bianca Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7147536200590014pt_BR
dc.contributor.referee2Jouk, Igor-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2960827762323362pt_BR
dc.contributor.referee3Krastanova, Miroslava Trykova-
dc.description.resumoO presente estudo investigou a edição do Concerto em Lá Menor de Antonio Vivaldi, incluída no Método Suzuki para ensino de violino. A pesquisa focou no contexto histórico da peça, na análise das edições críticas e Urtext, e nas percepções pedagógicas de professores que utilizam o Método Suzuki. Os resultados indicaram que a edição de Nachez é bem aceita no contexto Suzuki, apesar de algumas dificuldades técnicas específicas serem identificadas. A pesquisa contribui para uma compreensão mais profunda da prática e pedagogia no ensino do violino, ressaltando a importância da escolha de edições no processo de aprendizado musical.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBERBERT, C. O Processo de Edição Musical. São Paulo: Editora Musa, 2020. CARACI, V. Edições Musicais e sua Tipologia. Milão: Ricordi, 1995. CARPEAUX, O. M. História da Música Ocidental. Rio de Janeiro: Alhambra, 1999. FEDER, H. Classificação das Edições Musicais. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987. FIGUEIREDO, S. Edição Crítica na Música. Porto: Afrontamento, 2014. FISCHER, L. Ensino de Música: Desafios e Soluções. Berlin: Springer, 2023. GRIER, J. Tipos de Edição Musical. Lisboa: Editorial Caminho, 1996. HARNONCOURT, N. Interpretação Musical: Música como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1998. HAZAN, J. Edição Urtext e o Barroco. Paris: L’Harmattan, 2004. HEIDRICH, J. A Redescoberta da Música Barroca. Rio de Janeiro: Editora Musimed, 2009. HELLER, Karl. Vivaldi: Genius of the Baroque. Chicago: University of Chicago Press, 2002 JONES, D. Pedagogia Suzuki: Uma Análise Contemporânea. Nova Iorque: Alfred Music, 2015. KENDALL, J. The Suzuki Violin Method in American Music Education. Reston: The American String Teacher Association, 1990. 30 LANDERS, R. The Suzuki Method: Principles, Practice and Perceptions. Malabar: Krieger Publishing Company, 2002. MAURER, D. Learning from Young Children: Research in Early Childhood Music. Rowman & Littlefield, 1999. MILLER, R. Aprendizado de Instrumentos Musicais: Estratégias e Metodologias. Boston: Berklee Press, 2024. RIERA, G. J. M. O Manuscrito MM 4824 e as 13 sonatas de Pedro Lopes Nogueira. 2020. SALLES, M.I. Proposta de ensino para professores Suzuki-com inclusão de princípios dos métodos de Paul Rolland, Kató Havas e da pedagogia Waldorf. In: Anais do Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical. 2014. SMITH, J. Tendências no Ensino de Violino. Londres: Oxford University Press, 2024. SUZUKI, S. Nurtured by Love: The Classic Approach to Talent Education. Miami: Alfred Music, 1983. SUZUKI, Shinichi. Suzuki Violin School, Volume 4. Miami: Warner Bros. Publications, 1999. TALBOT, Michael. Antonio Vivaldi: A Guide to Research. Nova York: Routledge, 2000.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.