DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5860
Title: Cartografia escolar: o uso de metodologias ativas para o estudo de coordenadas geográficas no 6º e 7º anos do ensino fundamental II
Other Titles: School cartography: the use of active methodologies for the study of geographical coordinates in the 6th and 7th grades of elementary school II
Authors: Freire, Adria Rebecca Coelho
metadata.dc.contributor.advisor1: Cursino, Alcirene Maria da Silva
Keywords: Cartografia escolar;Metodologias ativas;Coordenadas geográficas;School cartography;Active methodologies;Geographical coordinates
Issue Date: 16-Feb-2024
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: FREIRE, Adria Rebecca Coelho. Cartografia escolar: o uso de metodologias ativas para o estudo de coordenadas geográficas no 6º e 7º anos do ensino fundamental II. 2024. 56 f. TCC (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: A cartografia está presente no currículo de Geografia de todas as séries da Educação Básica, possibilitando aos alunos estabelecerem conexões mais estreitas entre os fenômenos ocorridos no espaço geográfico e os espaços em que vivem. Entretanto fica evidente a partir do que foi observado em sala de aula a dificuldade de alunos e professores em compreender assuntos básicos relacionados a alfabetização cartográfica e isso inclui o conteúdo de coordenadas geográficas. Em frente a esse cenário, as metodologias ativas tornam-se alternativas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem, onde, através de estratégias, abordagens e técnicas específicas, incentiva-se ao aluno a participar da aula a partir da curiosidade da descoberta, investigação ou resolução de problemas. Dessa forma este trabalho teve por objetivo a análise de como as metodologias ativas podem constituir essas possíveis alternativas pedagógicas para uma aprendizagem mais significativa. Assim, através de um estudo de caso, propôs-se o uso de uma metodologia ativa especifica ao utilizar a sala de aula como planisfério terrestre, para administrar o tema de coordenadas geográficas ao qual foi aplicado em turmas do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental II de uma escola da rede de ensino Municipal de Manaus-Am. Este trabalho está organizado em torno das seguintes etapas metodológicas; a identificação de habilidades e competências relevantes para o ensino da cartografia proposta pela Base Nacional Comum Curricular; uma revisão da literatura sobre cartografia nas escolas; o uso de metodologias ativas no ensino de Geografia e por fim um levantamento de resultados científicos para explorar as formas de qual o uso de métodos ativos pode ser vinculado ao ensino de cartografia. Palavras-chave: cartografia escolar, metodologias ativas, coordenadas geográficas.
Abstract: Cartography is part of the Geography curriculum in all grades of basic education. education, enabling students to establish closer connections between the phenomena phenomena occurring in geographical space and the spaces in which they live. However it is clear from what has been observed in the classroom that it is difficult for students and teachers to teachers in understanding basic subjects related to cartographic literacy, including literacy and this includes the content of geographical coordinates. Faced with this scenario, active methodologies have become pedagogical alternatives in the teaching and learning process. teaching and learning process, where specific strategies, approaches and techniques techniques, students are encouraged to take part in the lesson based on their curiosity about discovery, investigation or problem-solving. In this way, this work objective was to analyze how active methodologies can constitute these possible pedagogical alternatives for more meaningful learning. Thus through a case study, it was proposed to use a specific active methodology by using the classroom as a terrestrial planisphere, to administer the theme of geographic coordinates, which was applied to 6th and 7th grade classes at an classes in a school in the Manaus-Am municipal education network. This This work is organized around the following methodological stages skills and competences relevant to the teaching of cartography proposed by the a review of the literature on cartography in schools; the use of active schools; the use of active methodologies in Geography teaching and finally a survey of scientific results to explore the ways in which the use of active methods can be linked to the teaching of cartography. Keywords: school cartography, active methodologies, geographic coordinates.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5860
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.