DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreire, Adria Rebecca Coelho-
dc.date.available2024-08-21-
dc.date.available2024-08-21T16:13:47Z-
dc.date.issued2024-02-16-
dc.identifier.citationFREIRE, Adria Rebecca Coelho. Cartografia escolar: o uso de metodologias ativas para o estudo de coordenadas geográficas no 6º e 7º anos do ensino fundamental II. 2024. 56 f. TCC (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5860-
dc.description.abstractCartography is part of the Geography curriculum in all grades of basic education. education, enabling students to establish closer connections between the phenomena phenomena occurring in geographical space and the spaces in which they live. However it is clear from what has been observed in the classroom that it is difficult for students and teachers to teachers in understanding basic subjects related to cartographic literacy, including literacy and this includes the content of geographical coordinates. Faced with this scenario, active methodologies have become pedagogical alternatives in the teaching and learning process. teaching and learning process, where specific strategies, approaches and techniques techniques, students are encouraged to take part in the lesson based on their curiosity about discovery, investigation or problem-solving. In this way, this work objective was to analyze how active methodologies can constitute these possible pedagogical alternatives for more meaningful learning. Thus through a case study, it was proposed to use a specific active methodology by using the classroom as a terrestrial planisphere, to administer the theme of geographic coordinates, which was applied to 6th and 7th grade classes at an classes in a school in the Manaus-Am municipal education network. This This work is organized around the following methodological stages skills and competences relevant to the teaching of cartography proposed by the a review of the literature on cartography in schools; the use of active schools; the use of active methodologies in Geography teaching and finally a survey of scientific results to explore the ways in which the use of active methods can be linked to the teaching of cartography. Keywords: school cartography, active methodologies, geographic coordinates.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCartografia escolarpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectCoordenadas geográficaspt_BR
dc.subjectSchool cartographypt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectGeographical coordinatespt_BR
dc.titleCartografia escolar: o uso de metodologias ativas para o estudo de coordenadas geográficas no 6º e 7º anos do ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeSchool cartography: the use of active methodologies for the study of geographical coordinates in the 6th and 7th grades of elementary school IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-21T16:13:47Z-
dc.contributor.advisor1Cursino, Alcirene Maria da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2230131687476437pt_BR
dc.contributor.referee1Viana, Willian Carboni-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2232281100381836pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Danielle Mariam Araújo dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8179689636484146pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9006580287612099pt_BR
dc.description.resumoA cartografia está presente no currículo de Geografia de todas as séries da Educação Básica, possibilitando aos alunos estabelecerem conexões mais estreitas entre os fenômenos ocorridos no espaço geográfico e os espaços em que vivem. Entretanto fica evidente a partir do que foi observado em sala de aula a dificuldade de alunos e professores em compreender assuntos básicos relacionados a alfabetização cartográfica e isso inclui o conteúdo de coordenadas geográficas. Em frente a esse cenário, as metodologias ativas tornam-se alternativas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem, onde, através de estratégias, abordagens e técnicas específicas, incentiva-se ao aluno a participar da aula a partir da curiosidade da descoberta, investigação ou resolução de problemas. Dessa forma este trabalho teve por objetivo a análise de como as metodologias ativas podem constituir essas possíveis alternativas pedagógicas para uma aprendizagem mais significativa. Assim, através de um estudo de caso, propôs-se o uso de uma metodologia ativa especifica ao utilizar a sala de aula como planisfério terrestre, para administrar o tema de coordenadas geográficas ao qual foi aplicado em turmas do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental II de uma escola da rede de ensino Municipal de Manaus-Am. Este trabalho está organizado em torno das seguintes etapas metodológicas; a identificação de habilidades e competências relevantes para o ensino da cartografia proposta pela Base Nacional Comum Curricular; uma revisão da literatura sobre cartografia nas escolas; o uso de metodologias ativas no ensino de Geografia e por fim um levantamento de resultados científicos para explorar as formas de qual o uso de métodos ativos pode ser vinculado ao ensino de cartografia. Palavras-chave: cartografia escolar, metodologias ativas, coordenadas geográficas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, Marília da Piedade Roque de. Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) -UFCG, Cajazeiras/Paraíba, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/12852/3/MAR%c3%8dLIA %20DA%20PIEDADE%20ROQUE%20DE%20ARA%c3%9aJO.%20TCC.%20LIC ENCIATURA%20EM%20GEOGRAFIA.2014.pdf BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011 BITAR, Juliana Carla Murtelle; SOUSA, Cícero Luís. A geografia e o uso da linguagem cartográfica na educação básica. Paraná, EDUCERE, 2009. BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Manuais Técnicos em Geociências, número 8, Noções Básica de Cartografia. Rio de Janeiro: IBGE, 1999. BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Brasília: MEC, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao. revista.pdf. Acesso em: 03 de junho. 2023. CALLAI, Helena Copetti. A Geografia escolar- e os conteúdos da Geografia. Anekumene , v. 1, p. 128-139, 2011. CASTELLAR, S. M. V. Cartografia Escolar E O Pensamento Espacial Fortalecendo O Conhecimento Geográfico. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 207–232. v.7 n. 13. 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.494> CASTELLAR, Sônia. VILHENA, Jerusa. A Linguagem e a representação cartográfica. In: & . O ensino de geografia. São Paulo: CENGAGE Learning, 2011. (Coleção ideias em ação) CASTROGIOVANNI, A. C.; BATISTA, B. N. Aproximação e emergência para uma postura emancipatória no ensino da Geografia. Revista Ensino de Geografia, Recife, V. 1, No. 1, p. 1-16, 2018. CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: Avanços, caminhos e alternativas. Anais do I Seminário Nacional: Currículo Em Movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7167-3-3- geografia-realidade-escolar-lana-souza/file> 48 CERVO, A. L.; BERVIAN, A.; SILVA, R. Metodologia científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2007. CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência, [Online], v. 7, n. 7, 2012. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos /pesqusia_social.pdf.> DUARTE, Júlio C. Libanio. Metodologias ativas no ensino de Geografia: análise descritiva das produções acadêmicas. 14º ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. p. 2847-2860. jul. 2019 GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GOIS, Douglas Vieira; BEZERRA, Jaldemir Batista. Metodologias ativas no ensino de geografia na educação básica. [TESTE] Anais do I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e do IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade, v. 1, n. 1, p. 151-163, 2018. GUIMARÃES, S. E. R. Avaliação do estilo motivacional do professor: adaptação e validação de um instrumento. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas JUNIOR, Luiz Martins; MARTINS, Rosa E. M. W.; DIAS, Julice. O Ensino de Geografia na Educação Básica em Tempos de Pandemia – Covid-19. Revista Humanidades e Inovação: Educação em tempo de pandemia e outros cenários de crise I, v. 8, n° 61. 2021. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4022> KAERCHER, Nestor André ; MENEZES, V. S. . A construção da identidade docente do estagiário de geografia: uma prática existencial consigo e com o aluno. Revista Espacio y Sociedad, Buenos Aires, v. 1, p. 42-52, 2017. MEDEIROS, Amanda. Docência na socio educação. Brasília: de Brasília, Campus Planaltina, 2014. MORAES, Jerusa Vilhena de; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Metodologias ativas para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.17, n.2, p. 422-436, 2018. Disponível em: < http://reec.uvigo.es/volumenes/ volumen17/ REEC_17_2_07_ex1324.pdf>. Acesso em: 20 set. de 2023. MORAN, José. Metodologias ativas de bolso. Como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. São Paulo: Editora do Brasil S.A, 2019 NASCIMENTO, Ederson. LUDWIG, Aline Beatriz. A educação cartográfica no ensino-aprendizagem de Geografia: reflexões e experiências. Geografia ensino e pesquisa, v. 19, n.3, p.29-42, set/dez.2015 49 OLIVEIRA, Mateus Vieira de et al. O ensino de Geografia na escola: um olhar sobre sua importância no fazer/ser cidadão. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) -UFCG, Cajazeiras/Paraíba 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/riufcg/10937/MATEUS%2 0VIEIRA%20DE%20OLIVEIRA.%20TCC.%20LICENCIATURA%20EM%20GEO GRAFIA.%202019.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 12 de Janeiro de 2024. PASSINI, Elza Yazuko. Alfabetização Cartográfica e o livro didático. Belo Horizonte: Lê, 1994 PEREIRA, Priscilla Régia de Castro et al. Os problemas no ensino-aprendizagem dos conteúdos de cartografia com bases matemáticas: uma avaliação no âmbito da disciplina de geografia do 6º ano na rede pública de ensino de Anápolis. Goiás, 2012. RABELO, K. S. D. P.; BORBA, O. D. F. O estado da arte da pesquisa sobre metodologias ativas no ensino de Geografia: As contribuições para uma ressignificação do ensino. 14º ENPEG, Universidade Estadual de Campinas, 2019.(Congresso). RODOLFO, Claude et al. A Cartografia Na Era Digital. Revista Maiêutica, Indaial, v. 5, n. 1, p. 19-26, 2017. SALVADOR, Candido de Oliveira, D. S. A Geografia e método dialético. Sociedade e Território, v. 24, n. 1, p. 97-114, 2012. Disponível em:< https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3466>. SILVA, Izabela Machado. O uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem da cartografia escolar no ensino fundamental II. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Geografia), -UFB, Salvador/Bahia, 2021. Disponível em: https://repositoriodev.ufba.br/handle/ri/36111 . Acesso em: 12 de março de 2023. SIMIELLI, Maria Elena Ramos. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, v. 1, p. 71- 94, 2007. SIMIELLI, Maria Elena. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. Cartografia Escolar. Ed. Contexto. 2008.pt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.subject.cnpqCartografiapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.