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Título: Estudo da estabilidade transversal e do movimento de balanço de uma embarcação regional
Título(s) alternativo(s): Study of the transverse stability and rocking movement of a regional vessel
Autor(es): Almeida, Paulo Rodrigo Ramos de
Orientador(es): Fontes, Jassiel Vladimir Hernández
Palavras-chave: Arquitetura naval;Estabilidade transversal;Distribuição de pesos;Equilíbrio hidrostático;Movimento de balanço
Data do documento: 24-Ago-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A navegação interior de transporte longitudinal de cargas e passageiros nos rios da Amazônia tem um papel importante no desenvolvimento regional, pois muitas vezes, o transporte hidroviário é a única alternativa. Para isto, é comum o uso de embarcações regionais, cuja característica principal é a altura considerável da sua superestrutura. Muitas vezes, estas embarcações são superlotadas de pessoas e carga em geral. Quando sobrecarregadas em conveses superiores, o centro de gravidade da embarcação tende a se elevar, podendo reduzir a capacidade de restauração durante o movimento de balanço. Se além disto, soma-se a interação de forças externas como as geradas por ondas e rajadas de ventos, a embarcação pode entrar em condições de instabilidade. Como contribuição ao entendimento deste problema, o presente trabalho apresenta um estudo da estabilidade transversal e do movimento de balanço de uma embarcação regional de transporte de carga e passageiros, com a finalidade de avaliar os efeitos de diferentes condições de carregamento. A embarcação foi modelada utilizando software de desenho assistido por computador. Por outro lado, as análises de estabilidade e movimentos foram feitas usando métodos disponíveis no software Maxsurf Stability e Motions, respectivamente. Em ambas as análises foram feitas comparações de resultados para avaliar o efeito da variação da condição de carregamento da embarcação. Foi avaliada a estabilidade intacta da embarcação e os resultados obtidos foram comparados com normativas regionais, discutindo as condições inseguras de operação. Por outro lado, a análise do movimento de balanço foi feita em condições de em ondas regulares, sendo verificado que a variação do centro de gravidade vertical da embarcação muda a condição de onda na qual pode ocorrer o máximo deslocamento angular. O procedimento simplificado proposto no presente trabalho pode ser estendido para caracterizar a estabilidade e a dinâmica de outras embarcações regionais similares.
Abstract: Inland navigation for longitudinal transport of cargo and passengers on Amazon rivers plays an important role in regional development, as waterway transport is often the only alternative. For this, it is common to use regional vessels, whose main characteristic is the considerable height of their superstructure. These vessels are often overcrowded with people and cargo in general. When overloaded on upper decks, the vessel's center of gravity tends to rise, which can reduce the restoration capacity during the rocking movement. If in addition to this, the interaction of external forces such as those generated by waves and gusts of wind is added, the vessel may enter into unstable conditions. As a contribution to understanding this problem, the present work presents a study of the transverse stability and rolling movement of a regional cargo and passenger transport vessel, with the purpose of evaluating the effects of different loading conditions. The vessel was modeled using computer-aided design software. On the other hand, stability and movement analyzes were carried out using methods available in the Maxsurf Stability and Motions software, respectively. In both analyzes results were compared to evaluate the effect of varying the vessel's loading condition. The intact stability of the vessel was evaluated and the results obtained were compared with regional regulations, discussing unsafe operating conditions. On the other hand, the analysis of the rocking movement was carried out under regular wave conditions, and it was found that the variation in the vessel's vertical center of gravity changes the wave condition in which the maximum angular displacement can occur. The simplified procedure proposed in the present work can be extended to characterize the stability and dynamics of other similar regional vessels.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5843
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